Na segunda e terça-feira, Passo Fundo poderá registrar as primeiras geadas do ano. As temperaturas começarão a declinar no início da noite de domingo e só deverão aumentar na quarta-feira. A temperatura ficará entre os 5ºC e 20ºC. Há seis meses, a chuva se mantém abaixo da média histórica. Pancadas deverão ser registradas neste sábado, mas não deverá ser suficiente para alcançar a média.
Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo/ Inmet, Ivegndonei Sampaio, a chuva deverá aparecer no final da tarde de sábado. Deverão ser registradas pancadas isoladas. A temperatura mínima será de 10ºC e a máxima 22ºC.
No domingo, o céu deverá amanhecer encoberto com chuva ou formação de nevoeiro devendo melhorar no decorrer do período. A mínima será 10ºC e a máxima 18ºC. Com a entrada de uma massa de ar frio de origem polar haverá acentuado declínio das temperaturas até a terça-feira em todo o Estado. A segunda-feira será de céu claro a parcialmente nublado com temperatura mínima de 5ºC e máxima de 18ºC.
A terça-feira também deverá ser de céu claro a parcialmente nublado com temperaturas semelhantes a segunda-feira. Conforme Sampaio, a massa de ar frio de origem polar poderá trazer geada de fraca intensidade na segunda e terça-feira. “Podermos registrar as primeiras duas geadas do ano”, enfatizou Sampaio.
Na quarta-feira, as temperaturas entram em elevação e permanecerão típicas de outono.
Chuva abaixo da média há seis meses
O observador meteorológico informou que as chuvas estão abaixo da média desde novembro com um déficit hídrico de cerca de 300 milímetros. Até às 9h de sexta-feira, havia chovido apenas 44 milímetros, o que representa apenas 37% da média prevista para abril que é de 118,2 milímetros.
Média de chuva
Mês Média histórica Quanto choveu %
Janeiro 143,4 mm 105,2 mm 14% do esperado para o mês
Fevereiro 148,3 mm 86 mm 58% do esperado para o mês
Março 121,3 mm 114,5 mm 94% do esperado para o mês
Abril 118,2 mm 44 mm (de 01 a 27/04) 37% do esperado para o mês