Frei Betto participa de debate sobre incentivo à leitura

O teólogo participará do tema Leitura e Humanização no Século XXI, em evento aberto à comunidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O escritor e frade dominicano Frei Betto estará em Passo Fundo nesta quarta-feira para participar de duas atividades da Comissão Municipal do Livro e da Leitura. A primeira delas é uma reunião técnica da comissão, que será realizada no Teatro do Sesc às 16h. No segundo momento ele abordará o tema “Leitura e Humanização no Século XXI”, em evento aberto à comunidade, às 19h30, no Centro de Eventos da Escola Menino Jesus.

Frei Betto é autor de mais de 50 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia, também sendo assessor de movimentos sociais. Ele ainda recebeu vários prêmios por sua luta em prol dos direitos humanos. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, disse que em função de suas experiências, ele inicia suas explanações no município por uma reunião de trabalho da Comissão Municipal do Livro e da Leitura, em que ele abordará o tema “Pacto pela Leitura em Passo Fundo: ação e compromisso das lideranças”. Na oportunidade, a comissão, que é responsável pela coordenação e desenvolvimento do Plano Municipal do Livro e Leitura, vai reunir diversos representantes de importantes instituições da cidade, para a discussão e o levantamento de novas propostas que visem o aumento do índice de leitura do município. Vera disse ainda que a comissão solicitou à essas entidades que levem por escrito ações e projetos que envolvam o livro, a leitura e a literatura para serem inseridos no plano municipal.

Sobre o início desse processo do plano, a coordenadora da Universidade Popular (UP), professora Maria Augusta, destacou que o prefeito Airton Dipp, assinou um termo de adesão ao Plano Nacional do Livro e Leitura na abertura da Jornada Nacional de Literatura do ano de 2009. “A partir disso foi criado o Plano Municipal do Livro e Leitura  no município. A formação de novos leitores e o aumento do índice de leitura  é uma das políticas educacionais da administração municipal”, detalhou.

Ela acrescentou que um dos objetivos desses encontros é ter uma visão global do que está sendo feito nessa área em Passo Fundo. À noite, no Centro de Eventos da Escola Menino Jesus, as pessoas vão ouvir Frei Betto falar sobre “Leitura e Humanização no Século XXI”, inclusive com sessão de autógrafos das obras “Minas do Ouro” e “Conversas Sobre Fé e Ciência”. Nesse evento, que é aberto à comunidade, o ingresso é um livro de literatura infantil ou juvenil, ou de histórias em quadrinhos. Além da Prefeitura Municipal e da Comissão Municipal do Livro e Leitura serem promotoras do evento, a Livraria e Editora do Maneco também está envolvida nesse processo, juntamente dos demais apoiadores, Sesc  e Escola Notre Dame Menino Jesus.

Gostou? Compartilhe