“Getúlio foi produto de uma época de fartura”, sentencia Olides Canton ao falar de uma de suas maiores constatações após anos de pesquisa e aproximação com uma fonte incomparavelmente rica sobre o tema: o então último filho vivo do ex-presidente, seu Maneco Vargas. Para o jornalista porto-alegrense, que publicou o livro-reportagem Getúlio Vargas – Depoimentos de um filho em 2004, o que aconteceu foi uma série de fatores que convergiram para criar um presidente. “São Borja era na época uma cidade muito rica, era capital de tudo, um pólo. Hoje posso apostar que a cidade não produziria um presidente - e outras figuras políticas importantes - como fez naquela época”.
Convidado para um debate sobre os 130 anos de Getúlio Vargas completados neste mês, o experiente repórter falou sobre os bastidores da produção do livro e contou algumas histórias da trajetória política e da intimidade do presidente mais popular que o Brasil já teve. Realizado pelo Segundo Caderno do Jornal O Nacional em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da UPF, o evento aconteceu na última quinta-feira, 26 de abril, e contou com a mediação da professora Ana Luiza Reckziegel. “É um prazer receber aqui o jornalista Olides Canton principalmente pelo fato de que o tema que temos em mãos é inesgotável, sempre há algo mais a descobrir sobre essa figura que foi Vargas”, afirmou a coordenadora do PPGH.
Com o auditório lotado de acadêmicos, Canton se mostrou à vontade para falar do assunto que estudou com tanta profundidade. Após muita perseverança, conseguiu uma série de depoimentos do filho de Getúlio no início dos anos 1990, e transformou em livro na década seguinte. Maneco faleceu em 1997, da mesma maneira que o pai: com um tiro na cabeça. “É interessante como, apesar de ter muita mágoa e até então estar decidido a não tocar no assunto, ele se abriu e acabou por eximir o pai de qualquer culpa”, contou Olides. Prendendo a atenção do público com clareza e bom-humor até o fim do debate, que teve participação dos próprios alunos, o jornalista fez da marcante data uma boa oportunidade para desvendar um pouco mais a respeito dessa eterna lenda chamada Getúlio Vargas.