A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) possui desde 2004 um projeto de prestação jurídica e atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência e familiares, o Projur Mulher. Desde o último dia 24 de abril, o projeto realiza plantões de atendimento no Juizado Especial Criminal, acompanhando nas audiências todas as mulheres em situação de violência que não tiverem procurador. No primeiro plantão foram realizadas 35 audiências. A segunda edição do plantão ocorrerá no dia 15 de maio.
Outra atividade recente do Projur Mulher foi uma visita técnica ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Passo Fundo, onde os integrantes do projeto foram recebidos pelo diretor da unidade Eduardo Peliciolli e equipe.
Projur Mulher
O projeto possibilita a realização de atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência e aos filhos internados na Casa de Apoio para Mulheres Vítimas de Violência em Passo Fundo. As atividades envolvem o atendimento jurídico e multidisciplinar de qualificação que possibilita a instrumentalização das mulheres para romper e erradicar a violência.
A iniciativa também tem como objetivo a sensibilização da comunidade sobre os direitos da mulher e seu papel na família e na sociedade em que está inserida. O atendimento possibilita o acesso à justiça às mulheres vitimizadas pela violência, desde a consulta jurídica até a sentença final dos processos judiciais. Realiza, ainda, palestras sobre a legislação em vigor junto aos diversos segmentos da comunidade em eventos e seminários. Participam do projeto estagiários voluntários e acadêmicos da FD.
Plantão qualifica atendimento do Projur Mulher
· 1 min de leitura