Frio e geada nesta terça-feira

Massa de ar frio que entrou no início da tarde de segunda-feira pode provocar o aparecimento da primeira geada do ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A expectativa é que a primeira geada do ano apareça na manhã do feriado de 1º de maio. Isso, porque a entrada de uma massa de ar frio de origem polar na tarde de segunda-feira (30) apresentou as condições favoráveis para o aparecimento do fenômeno. “Depois de um domingo (29) com céu encoberto, cinza, em que a máxima não passou dos 16ºC, essa segunda-feira iniciou com céu encoberto e tivemos alguns momentos de garoa”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

A segunda-feira foi também de frio, com temperatura mínima de 7,5ºC e a máxima foi de 12,3ºC.

“Devido à entrada de uma massa de ar frio de origem polar em nossa região no início da tarde de segunda-feira, as condições meteorológicas serão favoráveis à formação de geada ao amanhecer do feriado na nossa região”, ressalta Sampaio. A temperatura mínima prevista para esta terça-feira (1º) é de 5ºC e a máxima não deve passar dos 16ºC de um dia que deve começar com céu claro a parcialmente nublado.

Para quarta-feira (2), a previsão aponta para um dia de céu claro a parcialmente nublado e ainda um pouco de frio. As temperaturas devem ficar entre a mínima de 8ºC e a máxima de 21ºC. Na quinta-feira (3) as condições meteorológicas se repetem e o céu deve ficar claro a parcialmente nublado. A mínima prevista é de 11ºC e a máxima, de 22ºC. No encerramento da semana, sexta-feira (4), a previsão aponta para aumento da nebulosidade, com céu nublado a parcialmente nublado. As temperaturas variam entre a mínima de 13ºC e a máxima de 25ºC.

Chuvas

Abril foi o quarto mês consecutivo no ano de 2012 com chuvas abaixo da média histórica. Até a tarde do dia 30 abril, a quantidade de chuvas no mês chegou a 58,2 milímetros, o que representa 49% da média esperada de 118,2 milímetros.

No ano, as chuvas atingiram 364 milímetros, o que significa dizer que choveu 20% da média histórica para o ano que é de 1.788 milímetros. “Desde que o ano começou as chuvas estão abaixo da média. E abril, comparando com os meses anteriores, teve o comportamento de chuva mais baixo do ano”, salienta Sampaio.

Gostou? Compartilhe