Os recicladores de quatro associações de Passo Fundo se reuniram no último sábado (28) para o primeiro encontro do ano de 2012. Estes encontros fazem parte de um projeto mantido pela Cáritas Arquidiocesana em parceria com o projeto TransformAção e com o apoio da Caixa Econômica Federal através do Fundo Sócio Ambiental. O momento contou com a participação dos grupos AAMA - Associação Amigos do Meio Ambiente, na Vila Popular; AREVI – Associação de Recicladores Esperança da Vitória, na Vila Bom Jesus; COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta LTDA e a RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista, que atua no aterro sanitário municipal.
Os encontros realizados com as associações de recicladores têm como principal objetivo o intercâmbio das experiências entre as associações e a capacitação para gestão e autogestão. Dessa forma, com o apoio de um assessor da Caixa Econômica Federal e representante do Comitê ODM (Objetivos do Milênio), foi trabalhado com os participantes do encontro o tema “educação financeira”, discutindo controles de despesas e receitas pessoais e do grupo, acesso a crédito e funcionamento da conta fácil, além do esclarecimento de dúvidas a respeito do sistema bancário e de seu funcionamento.
Para reforçar ainda mais a importância da gestão compartilhada nas associações de reciclagem, trabalhou-se o tema também através de dinâmicas que possibilitam visualizar na prática os desafios deste modelo. Outro ponto fundamental neste trabalho é a troca de experiências entre as associações, possibilitada através da partilha dos trabalhos realizados por cada grupo.
Nesse sentido, Catarina da Rosa, presidente da RECIBELA, explica que “é muito bom participar desses encontros, já que possibilitam que uns vão aprendendo com os outros”. A união dos associados entre as quatro associações propicia um grande crescimento aos participantes, que se identificam com os avanços e dificuldades dos outros. “Com o aprendizado, nós todos, de mãos dadas, chegamos lá. Eu acho que esses encontros nos torna mais unidos, como verdadeira família, aprendendo com o outro para chegar num futuro bom, fazendo de tudo para melhorar sempre”, destacou a associada.
Realizado na AMA – Associação Maria Auxiliadora (Irmãs Franciscanas), o encontro reuniu 45 pessoas, representantes do Projeto TransformAção, Cáritas Arquidiocesana, associações de reciclagem e Caixa Econômica Federal.