Conhecidos entre a população, o Teste da Orelhinha e o Teste do Olhinho são essências para detectar precocemente possíveis alterações na audição e na visão do recém-nascido. Para bem atender e prevenir futuras complicações, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, disponibiliza ainda na Maternidade os dois testes.
Rápido, simples e indolor, o Teste da Orelhinha, também denominado Emissões Otoacústicas, avalia a reação das células auditivas em resposta aos estímulos sonoros suaves. Na instituição as responsáveis pelo teste são as fonoaudiólogas Lisiane Lieberknecht Siqueira e Gabriela Mendonça com colaboração de duas estagiárias.
Em 2011 foram realizados 1.942 atendimentos, sendo 1.298 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Teste da Orelhinha é realizado com a maioria dos recém-nascidos ainda na maternidade, sendo que aqueles que recebem alta sem terem passado pelo teste, recebem a indicação da equipe do HSVP para agendarem a realização do teste no Ambulatório do SUS.
O Teste do Olhinho também é indolor e rápido, tem como objetivo detectar precocemente possíveis alterações visuais desenvolvidas durante a gestação. Todos os recém-nascidos no HSVP realizam o teste, que também é conhecido como exame do reflexo vermelho. No ano passado, 2.766 atendimentos foram realizados, sendo que 1.845 testes foram realizados pelo SUS. Através do Teste do Olhinho, realizado pelo pediatra, são identificáveis malformações, catarata, glaucoma e hemorragias, que posteriormente são encaminhados para acompanhamento de oftalmologista.