Frei Betto prega o hábito da leitura

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde desta quarta-feira,  a Prefeitura Municipal trouxe a Passo Fundo o escritor e frade dominicano Frei Betto, oportunidade que participou de duas atividades da Comissão Municipal do Livro e da Leitura. A primeira delas foi uma reunião técnica da comissão, realizada no Teatro do Sesc e reuniu diversos representantes de entidades que compõem a comissão, sob o tema "Pacto pela Leitura em Passo Fundo: ação e compromisso das lideranças".
 A Comissão Municipal do Livro e da Leitura é responsável pelo Plano Municipal do Livro e Leitura do município. No ano de 2009, o prefeito municipal Airton Dipp, assinou um termo de adesão ao Plano Nacional do Livro e Leitura na abertura da Jornada Nacional de Literatura, propondo a criação do plano passo-fundense. Participando da reunião, o prefeito Dipp, após agradecer a presença de Frei Betto, destacou que hoje, esse plano é uma realidade, dizendo que a sociedade está se envolvendo com ações de leitura, passando do livro impresso até o eletrônico, em diferentes gêneros. Sobre a reunião da comissão com a presença do Frei, ele disse que esta vem ao encontro da  necessidade de consolidar Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura, além da necessidade de formar leitores críticos eficientes.
"Somente a sua presença já é um incentivo à  leitura. Nosso município conta com o maior índice de leitura do Brasil", disse o chefe do Executivo. Ele lembrou ainda que Frei Betto foi declarado nos últimos dias hóspede oficial do município. Também presente, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, explicou que a comissão tem o objetivo de proporcionar melhorias na capacidade de leitura dos jovens do ensino fundamental de Passo Fundo, além dos demais cidadãos. "Com a ajuda de vocês vamos democrtatizar o acesso ao livro e fomentar e valorizar a leitura, formando mediadores para formação de conciencias críticas e reflexivas", disse ela.
Após a abertura oficial do evento, Frei Betto fez uma introdução detalhando ações e experiências suas que sirvam para a elaboração do pacto pela leitura no município de Passo Fundo. Logo após, ele se dirigiu para o Centro de Eventos da Escola Menino Jesus, onde falou em evento aberto à comunidade,  sobre a "Leitura e Humanização no Século XXI", inclusive com sessão de autógrafos das obras "Minas do Ouro" e "Conversas Sobre Fé e Ciência".
Além da Prefeitura Municipal e da Comissão Municipal do Livro e Leitura serem promotoras do evento, a Livraria e Editora do Maneco também esteve envolvida nesse processo, juntamente  com os demais apoiadores, Sesc  e Escola Notre Dame Menino Jesus.

Gostou? Compartilhe