Pampa completa 50 anos

Líder de mercado, concessionária da Wolkswagen em Passo Fundo festeja seu cinqüentenário

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nascida em 1962, a concessionária Pampa comemora 50 anos de existência. A empresa foi pioneira ao se instalar no bairro Boqueirão, conhecido hoje por possuir a maior concentração de concessionárias automobilísticas na cidade. Atualmente, a revenda conta com cerca de 100 funcionários, vendendo cerca de 250 carros por mês - 150 novos e 100 usados. A empresa é comandada pela família Bellotti, representada pelos irmãos Rogério e Renato.

Para o diretor comercial, Renato Bellotti, a Pampa é a maior empresa de varejo na cidade, visto que fatura anualmente aproximadamente R$ 120 milhões. “É importante chegar aos 50 anos agressivo, novo, líder de mercado, vendendo 2.900 unidades por ano entre novos e usados e R$ 500 mil de peças por mês. Na época, nós não imaginávamos que chegaríamos a esse ponto”, enfatiza. Ele ainda relembra que há quatro anos a média de carros vendidos por mês em Passo Fundo era de 100 carros. Hoje, esse número bate a casa das 600 unidades.

Mas nem sempre foi assim. Como em qualquer negócio, a empresa passou por momentos difíceis. Belloti conta que a maior crise foi entre 1987 e 1989, período onde as vendas de automóveis caíram pela metade. “Naquela época, os sócios resolveram não mais enfrentar o mercado para se defender. Por outro lado se tem um fornecedor, a VW, que não aceita essa postura. Em 1990, ela veio aqui e deu um ultimato dizendo: ‘ou vocês mudam ou tiro a bandeira’”, relembra.  Outra crise aconteceu entre 2002 e 2005. “Nessa época houve todas as mudanças das concessionárias da região, a maioria fechou, tiveram trocas de grupos, foi queda do mercado. Mas a Pampa sobreviveu a este período e a partir daí foi embora”, diz o diretor comercial. Em 1990 ele começou a trabalhar na empresa, e em 2000 seu irmão, Rogério Bellotti, atual diretor financeiro, juntou-se no negócio.

Dever de casa
Gerenciar uma empresa não é algo simples, ainda mais se for uma revenda de carros. Entre as maiores dificuldades de manter uma revenda é a constante evolução do mercado, prova disso é que somente em 2012 estão agendados 52 lançamentos de novos carros. Segundo Bellotti, a pessoa precisa ser rápida, com uma competência extremamente ágil para dirigir uma revenda.

Outro a dificuldade é que as revendas de autos são um dos poucos pontos de varejo onde se vende assistência técnica no mesmo local.  Saber avaliar corretamente a mercadoria usada é um ponto de extrema importância. Ainda há a questão da bandeira, as concessionárias podem representar somente um revendedor. “É como um casamento: há 50 anos tenho somente a Volkswagen comigo”, ressalta Bellotti.

Mas o resultado de tanto trabalho é o reconhecimento. Em 2011, a Pampa recebeu na Alemanha o troféu “Diamond Pin” por ser considerada uma das 80 melhores concessionárias da marca Volkswagen no mundo – apenas duas revendas brasileiras ficaram entre as selecionadas. Vale lembrar que a montadora possui aproximadamente 15 mil concessionárias ao redor do planeta, sendo 800 delas instaladas no Brasil.

HISTÓRICO

A Pampa Serviços e Auto Peças Ltda, foi fundada em 05 de abril de 1962 como uma empresa de prestação de serviços e venda de peças para o setor automotivo, sendo instalada no centro da cidade de Passo Fundo, na Rua Bento Gonçalves, onde eram as antigas instalações da Chevrolet, em frente à Auto-Esporte. Em 1966 foi nomeada Concessionária Autorizada Volkswagen, passando a ser representante oficial desta renomada marca de veículos alemã.
Em 1973 construiu a sua sede própria na Av. Brasil, no Bairro Boqueirão, inaugurando uma concessionária de grande porte para a época. Tratou-se da primeira concessionária de veículos instalada neste que veio a ser o principal bairro do comércio de veículos em Passo Fundo, onde permanece até hoje.
Foi a primeira concessionária da região a obter o Certificado ISO 9002, que atesta o seu compromisso com a qualidade de serviço, credibilidade e preocupação com o desenvolvimento social e do meio-ambiente.
Em 2008, atingiu a segunda melhor pontuação entre todas as categorias da Campanha “Alta Performance” da Volkswagen do Brasil. Mais de 500 concessionárias Volkswagen do Brasil foram avaliadas. Estima-se que a Pampa já tenha comercializado mais de 10.000 veículos em toda a sua história.

Gostou? Compartilhe