Assustados, confusos, indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher sua profissão, às vésperas das inscrições para os vestibulares. Aquela certeza desde pequeno do que se vai ser quando crescer não rolou. Surge o medo de não dar certo. A opção por uma profissão nem sempre é algo fácil e pode tornar-se uma tortura para o jovem que necessita posicionar-se diante de uma profissão. Isso ocorre porque normalmente a escolha é feita numa época de transformações e mudanças físicas e psíquicas, o que por si só já gera conflitos. Além disso, a sociedade, a família e os amigos cobram urgência num posicionamento para o qual nem sempre o jovem está preparado. E a angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas de curso superior. São mais de 150 e, a cada dia, surgem novas opções de carreiras e de oportunidades de trabalho.
O que fazer? O Colégio Notre Dame desenvolve, ao longo de todo o Ensino Médio, um trabalho diferenciado no tocante ao “Desafio das Escolhas”. Com atividades que vão desde palestras, encontros com profissionais da área e testes vocacionais, os jovens estudantes passam por uma espécie de treinamento que preparam estes adolescentes para enfrentarem o turbilhão de dúvidas que surgem em suas mentes. Os encontros tem mostrado que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo. Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apoia sua certeza em fantasias.
O projeto Desafio das Escolas envolve o estudante de tal forma que passa essa fase da vida seja enfrentada com tranquilidade por eles e suas famílias. Afinal, toda decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco. E esse é o primeiro grande desafio do jovem diante do novo e do desconhecido.
No último sábado, mesmo sem ser dia letivo, mais de 150 estudantes do Ensino Médio do Colégio Notre Dame aceitaram o desafio que a escola propôs em participarem de cinco diferentes oficinas com profissionais das áreas de Música, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Psicologia. Margareth Rien, coordenadora do curso de Estética e Cosmética da UPF, Guilherme Gambetta da Silva e Fernando Gattermann - professores da Escola de Música Notre Dame, Fabio Santos - engenheiro civil, Luciana Santos - Psicóloga Clínica e Liliany Gattermann - professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-IMED apresentaram possibilidade de escolha de faculdade, o que servirá como plataforma para a decisão do que realmente se quer a partir deste primeiro passo.
As oficinas possibilitaram esboçar um projeto de vida, questionar valores, as habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter. E esse momento de reflexão pode render bem mais quando é compartilhado com a família. Mas, por excesso de liberalismo, muitos pais se omitem com a desculpa de não querer interferir na vida dos filhos. O desafio terá ainda outras oficinas em dias alternados, possibilitando que o maior número possível de profissões seja apresentado aos estudantes.