A partir desta segunda-feira, dia 7 de maio, Passo Fundo recebe a oficina A Pangéia de Sons: Universo Percussivo. Ministrada pelo percussionista gaúcho Marcelo Pimentel, a oficina é uma promoção do programa Arte Sesc – Cultura por toda parte e tem o objetivo de divulgar a arte como terapia. A atividade será realizada no Teatro do Sesc (Av.Brasil, 30), das 18h30 às 21h30, nesta segunda e terça-feira, seguindo pelos dias 14, 21, 28 e 29 de maio. As vagas são limitadas e os instrumentos serão disponibilizados pelo Sesc.
Formada por diversos instrumentos, a Pangéia de Sons tem como elemento fundamental, dentro do universo percussivo, a “Roda de tambores”. Nela os seres humanos se nivelam pelo viés da cultura e da diversidade e formam um som inigualável que traz benefícios para a vida por meio da construção e execução musical dos instrumentos de percussão, promovendo humanização, inclusão e emancipação através da cultura. Na Roda de Tambores, independente da idade, da capacidade cognitiva, do gênero, ou de qualquer diferencial, todos os participantes se beneficiam, pois na orquestra de percussão o objetivo principal é a expressão coletiva. Entre os ritmos utilizados na roda estão o samba, samba de roda, samba reggae, coco, maracatu, ijexa, jongo, e outros ritmos africanos e afro-riograndenses.
A oficina A Pangéia de Sons: Universo Percussivo é destinada a jovens na faixa etária dos 12 anos, e será ministrada pelo professor Marcelo Pimentel, que tem um trabalho conhecido pelo público passo-fundense através do projeto Semente do Samba por meio da Prefeitura Municipal. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3311.9973.
Oficina de arte
Na mesma semana o Sesc também oferece ao público infantil a Oficina de Artes Plásticas Fazendo Arte. Promovida pelas acadêmicas do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo, a oficina possibilita aos alunos vivências e experimentações de materiais, proporcionando uma compreensão maior de como criar uma gravura com materiais alternativos. O trabalho será desenvolvido a partir da visita à exposição As Locomotivas de Glauco Pinto de Moraes. A atividade tem público-alvo na faixa dos 7 anos e utiliza como material bandeja de isopor, tinta guache, lápis com ponta e folhas da papel A 4, que serão disponibilizados pelo próprio Sesc. A atividade acontece nesta terça-feira, 8 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com vagas limitadas.