O comércio varejista passo-fundense já está preparado para o Dia das Mães, que acontece no próximo domingo, dia 13. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, a expectativa de crescimento para a data é de 5,2% nas vendas. "Com a queda de temperatura o otimismo nas vendas se intensifica. Nós estamos fortalecendo a campanha com mídias em rádios, jornais impressos, TV e cartazes. O dia das mães é a segunda data mais representativa nas vendas do comércio, sendo que o ticket médio deve ficar em cerca de R$120", estima Zoila Medeiros, presidente da entidade.
O índice de vendas a prazo desta data é otimista se comparado aos números dos anos anteriores. Em 2011 este índice relatou uma queda de 2,09% em relação à 2010. Já em 2010 foi registrada uma baixa de 1,91% em relação à 2009.
A data já reflete no ritmo de vendas, que tem sido acelerado e positivo para o varejo especialmente os últimos dias da semana passada, é o que diz o gerente da Loja Schumman, Renato Lopes. “A expectativa é muito boa, estamos tendo um ritmo bem acelerado nas últimas semanas”, frisa. Ele ainda ressalta que a expectativa para os dias que antecedem o domingo é ainda maior, já que é da cultura do consumidor brasileiro gastar nessa data, considerada como o “segundo Natal do ano” pelo varejo.
A redução dos juros bancários também estimula o crescimento das vendas, além de estimular o consumidor a procurar lojas com juros menores. Lopes comenta irá demorar um pouco para isso refletir de forma efetiva. “Reflete primeiramente pelo estímulo e depois de forma real no produto, na taxa de juros e no financiamento. Também reduz na loja, mas acaba surtindo efeito na negociação do produto na loja do varejo em médio prazo”, completa.
A lista de presentes abrange desde produtos e assessórios de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios, perfumes até itens para casa, como móveis e eletrodomésticos que estão com consumo estimulado pela redução de IPI. Forno microondas e elétrico, batedeiras, lavadoras automáticas e liquidificadores são alguns dos itens que tem grande venda nesta época. Quanto aos horários de abertura e fechamento das lojas, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Passo Fundo informa que cada empresa/loja é livre para fazer seu horário, desde que respeite a convenção coletiva e a CLT.