Enquanto as condições climáticas não se configuram favoráveis para o retorno das chuvas regulares, a diminuição dos níveis dos reservatórios se agrava cada vez mais. No interior do município a situação está sendo considerada crítica. A expectativa é que se a chuva não vier nos próximos dias, comece a faltar água para os animais. Porém, para evitar que este problema atinja as famílias, a alternativa encontrada foi a perfuração de poços para canalizar água até as propriedades rurais do interior de Passo Fundo. Este é o trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria do Interior, que perfurou cinco poços nessas comunidades de um total de oito que devem dar alívio para a situação do abastecimento.
“A situação é crítica em todos os lugares. Mas estamos trabalhando na perfuração de poços artesianos. Já temos cinco poços perfurados. Encaminhamos a documentação para ver a vazão d’água e a qualidade, o que deve demorar alguns dias. Mas no Bom Recreio, por exemplo, na estrada que vai até Encruzilhada Müller, fizemos 1.800 metros de canalização de água potável de poço artesiano”, explica o secretário municipal de Interior, Flamino Mello de Lima.
Além desse, outros poços já perfurados estão com o trabalho de canalização para a chegada da água até as residências. “A água desses poços artesianos, através de canalização, está chegando na casa de diversas famílias, como no distrito de Capinzal e São Pedrinho. No restante, estamos perfurando, como é o caso de Burro Preto, Sede Independência e Bela Vista. Estes, só perfuramos e ainda não conseguimos concluir o trabalho, porque é um trajeto muito longo de canalização, mas estamos trabalhando”, destaca o secretário. Em Bom Recreio, 68 famílias estão sendo beneficiadas até o momento. Em São Roque, são 16. Em São Pedrinho são outras 17 famílias. Na Sede Independência, as propriedades de 37 agricultores estão recebendo água de poço.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis
|