A partir das 7h desta sexta-feira (11), o Hospital Municipal Beneficente Dr. César Santos passa a oferecer Pronto Atendimento pediátrico e odontológico 24h. O serviço era oferecido até então no Posto de Saúde 24h localizado na Rua Paissandu, onde irá continuar em funcionamento a sala de vacinas e testes do pezinho e orelhinha. A mudança tem como objetivo qualificar e ampliar o atendimento prestado, que contará com dois médicos, um enfermeiro e dois técnicos por turno, além de um dentista e um auxiliar na sala odontológica.
A estrutura as instalações das dependências passaram por uma reforma. Segundo a direção do hospital, com as novas instalações, a estimativa é dobrar o número de atendimentos, que no momento é de aproximadamente 7.300. Entre as novas estruturas estão: sala de espera equipada com televisão e ar condicionado, salas de observação, salas de atendimento individuais, sala de emergência com equipamentos para urgência contendo oxímetros, desfibriladores, cardioversores e medicações.
O diretor geral do hospital, Fernando de Oliveira, destaca o comprometimento do poder público. “O hospital está recebendo uma atenção da atual administração e tenho certeza que a gente vai prosperar, na medida desse entendimento, da mudança de modelos que são hoje vigentes na saúde e na ampliação de recursos, tanto da federação quanto do estado”, disse. Por se tratar de uma atividade complexa, a saúde necessita de altos investimentos, mas que uma boa gestão é essencial para um bom trabalho. “Isso reflete nossa própria condição em nível de Brasil, onde há muitas dificuldades em alguns pontos e excelência em outros. Porém, é possível desenvolver um trabalho que atenda as necessidades e exigências da população com gestão e recursos apropriados”, ressalta. A parceria com o Hospital São Vicente de Paulo também foi determinante para a ampliação, sendo muito próxima no sentido de confecção e mão-de-obra nas salas.
As consultas eletivas, que podem ser programadas nos Cais, ESFs e ambulatórios espalhados pela cidade, devem continuar sendo realizadas na rede básica da Secretaria de Saúde. Oliveira frisa que o Pronto Atendimento é para os casos onde há um problema severo ou uma emergência de fato. Nesta questão, o bom senso e a conscientização são fatores chaves para diminuir a lotação nas emergências. “Apesar das melhorias, existe um limite de capacidade humana de atendimento. Em muitas situações, às vezes por falta de esclarecimento, a pessoa acaba se dirigindo à emergência para algo que pode ser realizado nos cais e postos”, argumenta.
Cuidar da saúde, não da doença
Sobre a questão da prevenção, o diretor ressaltou que é possível evitar grande parte das enfermidades reavaliando hábitos e rotinas. “Todos nós precisamos de orientação, para saber qual é o melhor caminho, para cuidar do estilo de vida”, frisa Oliveira. O problema atual é que a pessoa procura atendimento quando já está com a doença, onde a melhor alternativa é o tratamento medicamentoso. “Temos que cuidar da saúde, não da doença”, finalizou.