A equipe multidisciplinar do Projeto Mulheres da Paz, vinculada à Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, planeja a execução da etapa final da Formação de Aprofundamento das 200 mulheres da Paz em Passo Fundo. Ao longo do mês de abril e maio, estão sendo executadas 64 horas de capacitação. Neste período, estão sendo abordados temas como Realidade local dos Direitos Humanos, Direitos Humanos, Violência e conflitos, Mediação e Reparação, Violência contra as mulheres- Lei Maria da Penha e Metodologia do Trabalho Social.
A primeira fase do Projeto Mulheres da Paz compreende a capacitação como base para a atuação no trabalho social nos bairros onde residem as mulheres que participam do mesmo. A partir do mês de junho, as mesmas realizarão atividades que tem por foco: a mobilização social para afirmação da cidadania, tendo em vista a emancipação das mulheres e a prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres; a articulação com jovens e adolescentes, com vistas à sua participação e inclusão em programas sociais de promoção de cidadania. Neste momento, todas as 04 turmas estão concebendo, planejando e recebendo orientações para o seu trabalho social.
As Mulheres da Paz participaram, neste período, de uma Oficina dentro do Colóquio Nacional de Direitos Humanos, com o tema: Mulheres em Luta contra a violação dos direitos, com a participação da feminista e ativista Maria Amélia de Almeida Teles, no dia 20 de abril. Participaram, ainda, de Conferência proferida por Frei Betto, dia 02 de maio. Organizaram, ainda, algumas visitas e atividades de conhecimento e reconhecimento junto às diferentes organizações e entidades que atuam nos bairros.
O Projeto Mulheres da Paz é uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Justiça e o município de Passo Fundo, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e executado pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo.
Capacitação e planejamento Mulheres da Paz
· 1 min de leitura