Desenvolvimento da canola constará no novo plano de políticas agrícolas do MAPA

Oleaginosa é excelente para a produção de biodiesel

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Farei esforços para desenvolver a canola,” essa foi à afirmação feita na manhã da última sexta-feira (11), pelo Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Derli Dossa em visita a unidade de produção de biodiesel da BSBIOS, em Passo Fundo/RS. Dossa esteve no município visitando entidades, instituições e empresas para coletar informações visando a elaboração do novo plano de políticas agrícolas para o Rio Grande do Sul, que contemplará ações que serão desenvolvidas nos próximos 10 anos.

O coordenador do Departamento de Fomento da BSBIOS e vice-presidente administrativo da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (ABRASCANOLA) Fábio Junior Benin destacou que a canola ainda tem alguns gargalos que necessita de apoio do MAPA para resolver. “Precisamos desenvolver alguns aspectos para melhorar o cultivo, para isso é fundamental que o ministério seja parceiro, que são melhoria de material genético, tecnologia de colheita e o registro de defensivos,” pontuou Benin.

Dossa se mostrou preocupado com a ociosidade das terras gaúchas durante o inverno e, em visita a indústria de biodiesel conheceu um pouco mais sobre os pontos necessários para o desenvolvimento da canola. “Aqui temos uma cultura que tem mercado garantido, e que com auxilio do ministério pode ampliar as áreas de cultivo no período do inverno,” afirmou o representante do MAPA. Segundo dados da Embrapa-Trigo o estado tem aproximadamente 4 milhões de hectares de áreas em pousio no inverno.

A canola é uma excelente oleaginosa para a produção de biodiesel, contendo em torno de 38% de óleo. A BSBIOS em 2011 fomentou nos três estados do sul aproximadamente 25 mil hectares e a expectativa para esse ano é crescer em 30% a área plantada com a canola. De acordo com o zoneamento agroclimático no Rio Grande do Sul o período indicado para o plantio inicia-se em 11 de abril e estende-se até 30 de junho.

BSBIOS reúne produtores rurais em Carazinho para o fomento da canola

Na tarde da última sexta-feira (11), a equipe da BSBIOS em parceria com a Lavoro concessionária John Deere e a Nutriagro revendedor autorizado Syngenta estiveram na Fazenda Aldebaran, na BR-285, em Carazinho para realizar um Encontro Tecnológico sobre Canola com os produtores rurais. A atividade teve por finalidade desmistificar e demonstrar o processo de semeadura da cultura.

Para o coordenador do Departamento de Fomento da BSBIOS, engenheiro agrônomo Fábio Junior Benin a realização desses momentos são importantes. “Queremos cada vez mais nos aproximar dos agricultores, demonstrando que a indústria é parceira das atividades do campo e que oferece as condições necessárias para o cultivo da canola,” frisou Benin.

O agricultor Leonardo Audino Silva, de Chapada que está plantando canola pela primeira vez se mostrou bastante interessado em aprender um pouco mais sobre a cultura. “Estou optando pela diversificação e ganho de renda no inverno, na minha área plantei 50 ha, como tive toda a assistência técnica oferecida pela BSBIOS não tive dificuldades, foi bem tranquilo e fácil apesar da semente ser bem pequena,” falou Silva.

Na atividade, que reuniu aproximadamente 30 produtores, foram apresentadas e demonstradas as técnicas de plantio da canola, adubação e manejo da cultura. O encontro foi finalizado com um momento de descontração, com a realização de uma partida de futebol entre os participantes e lanche.

Gostou? Compartilhe