O Ifibe (Instituto Superior de Filosofia Berthier), através do projeto Filosofia nas Comunidades, realizou no final do mês de abril uma oficina no Presídio Regional de Passo Fundo. A atividade foi realizada no pátio interno e contou com a presença de mais de 20 detentos que debateram sobre a crise ambiental e possíveis alternativas para seu enfrentamento, enfocando para a iniciativa das obras de saneamento em Passo Fundo, em especial para a questão da água e do esgoto.
A oficina é parte do Projeto Goio-en, que prevê a realização de atividades de educação ambiental para a população passo-fundense, visando informar e refletir acerca das obras de saneamento em curso. Além disso, tem como objetivo refletir sobre a questão ambiental e saneamento, enfatizando o direito à água e esgoto a partir de uma perspectiva crítica e global. A proposta metodológica consiste em levar os participantes a dialogar sobre o tema. A partir da introdução de situação problema que, nesta edição, acontece mediante peça teatral, apresentada pelo Grupo de Teatro Ritornelo, intitulada Agora, segue-se com reflexão dialogada em torno do tema.
O projeto segue de perto a matriz do método dialético, onde através de teses e antíteses, o grupo visa chegar a construções de sínteses que, além da sensibilidade, ampliação da compreensão, também motivem para o compromisso com ações práticas acerca das possibilidades e desafios que o tema apresenta. A fundamentação teórica embasadora objetiva problematizar e compreender o tema da questão ambiental em geral a partir da relação entre natureza, homem e mundo.
O trabalho teve uma duração de duas horas e contou com ampla participação dos detentos que, segundo o grupo, demonstraram um bom nível de capacidade crítica e reflexiva em relação às respectivas realidades, isto é, conseguiram fazem comparações entre a parte teórica desenvolvida com as circunstâncias específicas experienciais vivenciadas no cotidiano de cada um e também demonstraram-se atentos e receptivos aos participantes da oficina.