?EURoePolítica é a arte e a oportunidade de fazer o bem comum?EUR?

Palestra de Francisco Turra foi um dos destaques da última noite do VII Seminário de Mudança Comportamental

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O debate da última noite do VII Seminário de Mudança Comportamental evidenciou a importância e a necessidade de novos líderes na sociedade. A palestra do presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) Francisco Turra foi um dos destaques da programação justamente por mostrar a diferença que os bons líderes políticos podem fazer nas comunidades nas quais se inserem. O evento contou também com a palestra de Marinês Stefanello que é coordenadora do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado. As apresentações foram mediadas pelo diretor-presidente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella. O evento é realizado pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) e o Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo (CDPF) com o apoio da Universidade de Passo Fundo.
 
Ao abrir as apresentações da noite, Battistella considerou que o papel dos líderes é o de unir as pessoas para defender uma determinada causa. “Percebemos que há uma falta de lideranças na economia mundial. Estamos passando por uma fase de falta de credibilidade nas lideranças mundiais?”, provocou. O primeiro palestrante foi Francisco Turra que falou sobre A liderança política como liderança contemporânea. Ele iniciou falando que hoje há uma crise política devido ao descrédito que existe. “Estamos vivendo um tempo que decepciona quando se fala de política e de políticos. Há bons políticos e há boas políticas, não tenho dúvida, mas está tão generalizado esse conceito do toma lá da cá que os próprios partidos hoje não têm mais identidade”, justifica.
 
Para ele o papel dos líderes políticos é o de estar sempre focado nos interesses da comunidade e trabalhar com objetivos claros e definidos, com ética, respeito e criatividade. “Política é a arte e a oportunidade de promover o bem comum. Tudo que for diferente disso pode ter qualquer outro nome menos de política”, ressaltou. Turra defendeu ainda o papel dos líderes para garantir o crescimento das comunidades. “O desenvolvimento é o novo nome da paz”, definiu.
 
Inovação tecnológica

A representante da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul Marinês Stefanello apresentou o Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos o qual coordena. Ela destacou que o investimento do governo em criação de polos e parques tecnológicos é um estímulo à inovação, tecnologia e desenvolvimento regional. Atualmente são três parques tecnológicos consolidados no Estado e outros dez em fase de implantação. Além disso, o Rio Grande do Sul conta com 25 polos tecnológicos, alguns deles geridos pela UPF. “Queremos promover a interação entre universidade e empresas para que o conhecimento gerado nas universidades possa ser transferido à sociedade”, esclareceu. Ela apresentou ainda outros projetos e as funções da secretaria.
 
Encerramento

O reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, destacou que o Seminário foi novamente um sucesso devido aos palestrantes, público que contribuiu com os debates e aos organizadores. Entre os temas tratados durante o seminário estiveram a mudança da ordem mundial, tratado no primeiro dia, a postura dos novos líderes e da liderança política e a inovação tecnológica, tratados na última noite. “Não há outro caminho. A educação e a inovação tecnológica é que vão formar uma sociedade cada vez mais justa, desenvolvida e mais de acordo com o bem comum. É isso que todos nós queremos, é isso que nós precisamos e para isso que estamos aqui”, finalizou deixando aberto o convite para a oitava edição do seminário que acontecerá em 2013.

Gostou? Compartilhe