O Hemocentro Regional de Passo Fundo registrou na última semana baixo índice de doações na instituição, fator preocupante que reflete no abastecimento de hemocomponentes para a região. Nesta época do ano os estoques de sangue sofrem queda de aproximadamente 30% em virtude das baixas temperaturas que ocasionam problemas respiratórios como gripes e crises alérgicas.
Para que a situação do Hemopasso não se agrave e para que o fornecimento de sangue para a região não seja comprometido a equipe de funcionários do Hemopasso através de um esforço mútuo entre todos decidiu agir preventivamente e realizar coletas externas paralelas ao atendimento da instituição.
A atividade paralela é um desafio a ser vencido e será desenvolvida as terças e quintas-feiras com a unidade móvel em municípios vizinhos onde à distância não ultrapasse uma hora. A expectativa da equipe é de captar entre 50 e 60 doações das 8 as 12 horas. E os primeiros municípios a receber a equipe móvel serão Carazinho dia 22, Tapejara dia 24, Estação dia 29 e Pontão dia 31.
O Hemopasso conta com o apoio dos municípios para a mobilização e sensibilização da sua comunidade para que a atividade obtenha êxito. Caso algum município próximo tenha interesse em desenvolver a atividade deve entrar em contato com o setor de captação de doadores pelo fone (54) 33115555. Lembrando ainda que o Hemopasso manterá o seu atendimento normal de segunda a sexta-feira das 7 as 18 horas sem fechar ao meio dia e esta localizado na Avenida 7 de Setembro, 1055 em frente ao Parque da Gare.