Até terça-feira (22), pelo menos, não há previsão de chuvas para a região. Isso, porque o ar seco que vem predominando desde a última segunda-feira (14) deve continuar até a metade da semana que vem, conforme informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. “Até o momento ainda não houve registro de chuva na Estação Meteorológica da Embrapa em maio”, comenta o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio.
De acordo com ele, este mês de maio vem se configurando com tardes onde existe o predomínio dos baixos índices de umidade relativa do ar. “Na segunda-feira, 14, chegamos a um índice de umidade com característica do Centro do Brasil, que foi de 19% às 15h”, completa. Na tarde de quinta-feira (17) o índice ficou em 45%, quando a média para o mês de maio é de 75%. Já as temperaturas têm ficado dentro da média normal histórica.
“Conforme alguns boletins emitidos por institutos de meteorologia, há uma expectativa de que no final do mês, por iniciar a transição do outono para inverno, as chuvas voltem, em praticamente todo o Rio Grande do Sul, a ficar bem distribuídas e de quantidade significativa”, projeta o observador. A recuperação dos níveis dos reservatórios, por outro lado, somente deve acontecer a partir do segundo semestre.
Previsão
Devido ao resfriamento noturno e diurno, ainda deverá fazer frio nas madrugadas e manhãs durante o final de semana. Para hoje, sexta-feira (18), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com temperatura mínima de 10ºC e máxima de 23ºC. No sábado (19), o dia fica claro a parcialmente nublado, com temperaturas entre 10ºC e 24ºC. Domingo (20) o céu fica claro a parcialmente nublado, com mínima de 12ºC e máxima de 24ºC. Na segunda-feira (21), ainda céu claro a parcialmente nublado e temperaturas variando entre 12ºC e 25ºC.