Seis focos de larvas do mosquito da dengue já foram encontrados

Coordenadoria de Vigilância Ambiental pede colaboração para evitar locais de água parada, propícias para o aparecimento do mosquito

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério da Saúde divulgou ontem os números referentes aos casos de dengue no primeiro quadrimestre deste ano no país. Segundo o órgão, os casos caíram 44% em relação à igual período do ano passado. No Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 67 municípios com infestação do mosquito transmissor da doença. Em 2012 já foram registrados 29 casos de dengue contraídos dentro do Estado (autóctones) e outros 50 casos importados. No mesmo período do ano passado havia sido registrado um total de 277 casos da doença.

Essa diminuição se deve, em grande parte, ao trabalho dos agentes de saúde que trabalham na vigilância contra a dengue. Em Passo Fundo, neste ano, já foram encontrados seis focos de larvas do mosquito Aedes aegypti e uma do Aedes albopictus. Os focos foram encontrados nos bairros União, Rodrigues, Fátima e Petrópolis. O último, que foi no bairro Petrópolis, foi encontrado há poucos dias. Por isso, desde a última segunda-feira (14) as residências próximas ao local do foco estão sendo visitadas. “O primeiro foco encontramos foi no dia 7 de março e o último recebemos a confirmação na sexta-feira da semana passada, por isso estamos fazendo o tratamento desde segunda-feira. Todos os focos, porém, foram encontrados em armadilhas”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Elonise Márcia Dalpiaz.

Conforme ela, quando são encontradas larvas, o trabalho é intensificado. De maneira geral, a cada dez residências, uma é visitada. Entretanto, quando são encontrados focos, num raio de 300 metros do local encontrado são visitados todos os domicílios. “Temos vários municípios em volta de Passo Fundo em que também foram encontradas larvas e alguns positivaram, porque quando é encontrada larva em residências, o município positiva. Em Passo Fundo, todos os que encontramos foram nas armadilhas, colocadas propositalmente, por isso nosso município não positivou ainda, mas temos que estar sempre atentos”, salienta Elonise.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.  

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe