Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Passo Fundo, obtiveram a nota 8 na avaliação realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), de acordo com o Índice de Desenvolvimento Centro de Referência de Assistência Social (IDCRAS).
O IDCRAS é um indicador que tem por objetivo sistematizar as características de funcionamento dos CRAS e é composto por indicadores dimensionais, sendo eles: atividades realizadas, horário de funcionamento, recursos humanos e estrutura física. Atualmente, Passo Fundo dispõe de quatro Centros distribuídos nos pontos estratégicos para um melhor atendimento à comunidade. De acordo com o secretário, Adriano José da Silva, os CRAS vem atuando de forma descentralizadora, levando até as pessoas em situação de vulnerabilidade, os atendimentos necessários para uma melhora significativa de qualidade de vida.
Em relação a avaliação do MDS, o secretário destaca que o resultado é a resposta de um trabalho em conjunto. “A avaliação recebida do Ministério é fruto de um trabalho articulado da administração municipal e dos funcionários, que refletem a consolidação do SUAS no município. Passo Fundo está de parabéns, pois além de ser um polo em Educação e Saúde, passa a ser referência em Assistência Social”, frisou Silva.
No ano de 2011 mais de 5 mil famílias receberam algum tipo de atendimento e/ou encaminhamento nos CRAS. Somente em 2012 os Centros estão ofertando mais de 18 mil horas/aula de oficinas de inclusão produtiva, além dos atendimentos voltados ao Cadastro Único e o Bolsa Família.
Com informações da Assessoria de Imprensa PMPF