O projeto de transposição do Rio Cravo está sendo executado sem a consulta do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF). A transposição envolve a transferência de água da Bacia do Rio Passo Fundo para a Bacia do Apuaê-Inhandava. Uma reunião será realizada em Passo Fundo na próxima sexta-feira (25), no Anfiteatro da Faculdade de Agronomia da UPF, às 9h. A Corsan deverá prestar esclarecimentos e apresentar o projeto ao CBHPF.
A transposição do Rio Cravo que garantirá ao município de Erechim distribuição de água para sua população pelos próximos 25 anos com um investimento de mais de R$ 32 milhões faz parte das obras previstas no Programa de Abastecimento de Água e Saneamento. A assinatura entre a Corsan e o município de Erechim ocorreu no dia 30 de abril de 2012.
Segundo o presidente do CBHPF, Claud Goellner, o Comitê não foi convidado para participar das discussões e de audiências para tratar do assunto. “A transposição envolve transferência de água da Bacia do Rio Passo Fundo para a do Apuaê-Inhandava com implicações no enquadramento, outorga e cobrança da água. O processo foi feito sem o conhecimento do Comitê desconsiderando a legislação dos recursos hídricos e atribuições legais dos comitês de bacias”, ressalta Goellner.
O presidente do CBHPF enfatiza que não é contra a transposição, no entanto, o Comitê é responsável pelo gerenciamento da Bacia do Rio Passo Fundo e precisa ser consultado, porque o processo demanda medidas financeiras de compensação por essa retirada de água da bacia.
Comitê solicita informações sobre projeto de transposição do Rio Cravo
· 1 min de leitura