As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que serão desenvolvidos em 42 municípios gaúchos, iniciaram nesta segunda-feira (21) e vão até sexta-feira (25). Ao todo, serão capacitados 1.951 educandos, entre eles 202 pessoas com deficiência, com um investimento de R$ 1.357 milhão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e R$ 296 mil do Tesouro do Estado.
A qualificação é dirigida a pessoas com 16 anos ou mais e o grau de escolaridade exigido varia, conforme o curso. As inscrições podem ser feitas nas Agências FGTAS/Sine dos municípios beneficiados, sendo necessário apresentar um documento de identidade, bem como o número do Número de Inscrição Social (NIS) / Programa de Integração Social (PIS). A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), é a responsável pela coordenação do Planteq, pela contratação das empresas executoras, selecionadas em abril deste ano, pelo pregão eletrônico da Central de Compras do Estado (Cecom) e pelo acompanhamento e execução dos cursos.
Em Passo Fundo são ao todo 154 vagas para os cursos de Azulejista 24, Pedreiro 20, Instalador Hidráulico 20, Eletricista Instalador Predial 20, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração 20, Operador de Computador 20, Técnicas de Venda 20, Operador de Computador 10 vagas para pessoas com deficiência - PCDs.
Cursos de qualificação gratuitos
· 1 min de leitura