A última chuva ocorrida em Passo Fundo foi registrada no dia 29 de abril, quando choveu 14mm. Desde então não há registro de chuva na região de Passo Fundo. Se o atual cenário persistir, poderá ser o maio mais seco dos últimos 32 anos. De acordo com os registros da Embrapa Trigo, o pior maio se tratando de chuva aconteceu em 1981, que registrou apenas 15 mm – lembrando que a média histórica do período é de 131 mm.
Segundo o observador meteorológico da Embrapa/Inmet, Ivegndonei Sampaio, há um alerta do Inmet dizendo que pode ocorrer temporal com possibilidade de queda de granizo e pancadas de chuva forte na região Oeste do estado. No momento se trata apenas de um indicativo, mas existe a possibilidade dessa frente fria se direcionar para região norte, caso ela sofra um desvio. Porém, o observador da Embrapa/Inmet ressalta que as chances disso acontecer são remotas.
Norte seco
Em Passo Fundo, as comunidades do interior atingidas pela estiagem prejudicam cerca de 100 pessoas. Conforme levantamento da Defesa Civil do RS, metade das 84 cidades da região Norte está com racionamento, sendo a maioria na área rural. Os órgãos e departamentos públicos ressaltam a importância da população economizar água e não desperdiçar lavando calçadas e carros, por exemplo, já que o racionamento é o caminho mais provável caso não chova nos próximos dias.
A situação é bastante crítica em Ibirapuitã. O número de pessoas afetadas pela falta d'água é de aproximadamente 4.200, sendo que o município está cortando o abastecimento das 19h até as 7h. Em Erechim, o número de pessoas afetadas é ainda maior, já que o município está com um corte de 14h no abastecimento, deixando 10h por dia de água para aproximadamente 92 mil pessoas. Além das locais citados, Benjamin Constant do Sul, Centenário e Floriano Peixoto também estão com racionamento nas áreas urbanas.
Previsão da semana
O tempo nessa terça-feira (22) será claro a parcialmente nublado, com temperatura mínima de 10ºC e máxima de 24ºC. A quarta-feira (23) deve ser nublada, já que a forte massa de ar seco de que predomina há oito dias deve se afastar no decorrer do dia por causa da entrada de uma frente fria. Pode haver presença de chuva fraca já na quarta, que marca mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.
Já a previsão para quinta-feira (24) mostra tempo instável com chuva e períodos de melhoria, mas não deve chover em quantidade significativa e nem de maneira bem distribuída, além de ser de rápida passagem. Estão previstas mínima de 10ºC e máxima de 20ºC. A sexta-feira poderá iniciar com garoa ou formação de nevoa úmida, fator característico do outono e inverno ao amanhecer. Porém, o sol deve voltar a predominar pela tarde, marcando mínima de 10ºC e máxima de 22ºC.