Pular corda, cantar, correr. Tudo isso faz parte da brincadeira e do crescimento e desenvolvimento das crianças. Com o objetivo de reforçar a importância dessas atividades, Passo Fundo está realizando, até o dia 27 de maio, a Semana Mundial do Brincar. Para tanto, as escolas estão desenvolvendo atividades especiais durante toda a semana. Nesta quarta-feira (23), ações foram intensificadas em diversas instituições, dentre elas as escolas municipais de educação infantil.
Os 52 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, por exemplo, tiveram ontem muita diversão. Durante os dois turnos, os alunos que frequentam a escola brincaram de batata-quente, ovo choco, circuito de atividades, pularam corda e desenvolveram suas habilidades com brinquedos produzidos a partir da reciclagem de garrafas pet. “A semana toda está sendo dedicada a estas atividades, mas hoje intensificamos, trazendo os alunos aqui no campinho, para que eles pudessem utilizar este espaço”, conta a diretora, Marla Maffi.
Na Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança, do bairro Cohab II, a diretora Dóris Borba Mareth, destacou que até a rua em frente à escola foi ocupada para as brincadeiras, que envolveram desde competições lúdicas de bicicletas e motocas, até pinturas no asfalto. Conforme Dóris, também houve espaço para as brincadeiras clássicas, como pular corda e corrida do saco. Na sexta-feira, a diretora disse que os pais dos alunos do maternal irão até o educandário para brincar junto de seus filhos.
No Colégio Salvatoriano Bom Conselho, um dos espaços usados para a realização das atividades durante a semana é o parque de recreação. Neste local, os alunos têm sua imaginação estimulada e, ainda, a habilidade motora e o comportamento social são construídos. Por meio do Setor de Orientação de Turno, a Educação Infantil participa de um circuito de atividades físicas. Através delas, os alunos podem progredir a noção de relações espaciais. O percurso desenvolvido exercita a interpretação e também a antecipação de ações através da repetição do trajeto. A atividade proporciona aos alunos o reconhecimento do espaço escolar e dos próprios limites, bem como uma noção real das formas e dimensões a sua volta. Ainda, espaços para brincadeiras livres foram criados e os alunos puderam interagir entre si, estreitando laços sociais.
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