Prefeitura altera contrato emergencial do lixo

Contrato será ampliado e vai abranger, além da coleta e destinação do lixo, a triagem e o transbordo.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura decidiu alterar o atual contrato emergencial para o transporte e destinação do lixo em Passo Fundo. Atualmente, o serviço é realizado pela empresa SIL Soluções Ambientais, mas o contrato, que já foi prorrogado, encerra na próxima semana, dia 30 de maio. A intenção é que a nova empresa deva também realizar a triagem e transbordo, além do transporte e destinação do lixo. Segundo o secretário de meio ambiente, Glauco Polita, o novo contrato vai antecipar a execução de parte das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que deve ser implantada em todos os municípios em 18 meses, com o melhor aproveitamento do lixo reciclável.  “Hoje nós estamos mandando praticamente todo o lixo para fora da cidade, sem reaproveitamento integral dos resíduos. Com esta medida nós podemos reestruturar a usina e melhorar a qualidade dos resíduos e não simplesmente fardar e mandar para fora”, disse Polita.

Outra vantagem levantada pelo secretário seria a redução do volume de lixo transportado e depositado nos aterros sanitários de outros municípios, já que o municipal está interditado. “Com uma maior capacidade de triagem e separação do lixo que pode ser reciclável pretendemos economizar no transporte, já que o pagamento é realizado por tonelada transportada e depositada nos aterros”, explicou.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.  

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe