O Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) ficou lotado de professores, alunos e profissionais da educação que participaram do IV Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica, promovido pela instituição. Durante toda a quinta-feira, dia 24/05, cerca de duas mil pessoas participaram das atividades, que incluíram oficinas gratuitas. A abertura contou com a palestra sobre a Universalização da Educação Básica e a garantia da qualidade.
Já consolidado como um espaço para debates, discussões e formação dos professores da educação básica, o evento é organizado pela Vice-reitoria de Graduação e Área de Prática de Ensino e Estágios da UPF, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Conselho Municipal de Educação (CME), além de escolas da rede privada de ensino.
A necessidade de se refletir sobre novas possibilidades e maneiras de trabalhar com a educação é o que move os organizadores para a elaboração do encontro. Para a vice-reitora de Graduação Neusa Maria Henriques Rocha, os professores já esperam o mês de maio, certos de que a UPF vai oferecer este espaço para ampliar a prática educacional. “O seminário se consolida como um evento que demonstra o compromisso que a Universidade tem com as escolas de educação básica. Esse evento promove a integração entre as escolas de Passo Fundo e região e esta é a função principal da UPF, oferecendo um espaço de discussão, debate e reflexão, ajudando a pensar novas perspectivas de ensino-aprendizagem”, destacou.
Com 12 cursos na área das licenciaturas, a UPF busca, por meio de ações como essa, aproximar os acadêmicos da realidade das salas de aula, contribuindo também com a troca de experiências. Na opinião da professora Luciane Sturm, assessora de Estágios da Área de Prática de Ensino e Estágios da UPF, o seminário atua como uma importante ferramenta para a troca de experiências e para a união dos esforços em prol de uma educação de qualidade. “O seminário é uma possibilidade de união, encontro para buscar novas alternativas de reflexão sobre de que maneira os nossos estagiários estão levando as inovações para as escolas, como os professores estão absorvendo isso e que resultados estamos conquistando”, observou ela, lembrando que a cada edição mais docentes participam do evento.
Como forma de motivar os participantes e também atualizá-los quanto ao que o governo federal está oferecendo em termos de especializações e formação, a comissão organizadora convidou a professora Fernanda Villas Boas, coordenadora de Inovação e Pesquisa em Educação da Coordenadoria de Valorização do Magistério da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em sua manifestação, ela pontuou as ações, os investimentos e as parcerias que a Capes vem realizando para qualificar o professor e a educação básica no país. Conforme ela, os desafios são grandes, mas a união de todos é capaz de transformar a realidade. “É uma oportunidade única poder estar em um ambiente como este e divulgar as ações que estamos fazendo para a formação continuada e valorização do professor. Assim, escolas, professores, Ministério da Educação e todos os setores envolvidos com o ensino, unidos, podem consolidar uma educação de qualidade”, concluiu.