Iniciou a contagem regressiva para o Dia do Desafio 2012. Faltam poucos dias para os 481 municípios gaúchos inscritos no Dia do Desafio 2012 iniciarem as atividades que serão realizadas durante todo o dia 30 de maio no Rio Grande do Sul. A grande mobilização em prol da qualidade de vida vai movimentar 97% das cidades do Estado. Atualmente, o RS é o segundo Estado brasileiro com o maior número de participantes.
Realizado simultaneamente em diversos países, o evento estimula a prática de atividades físicas, numa disputa saudável realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, acontece em parceria com as prefeituras e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Neste ano, o objetivo é superar a marca de 3,7 milhões de atendimentos da edição anterior.
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.
O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. Outras informações podem ser obtidas nas Unidades Operacionais do Sesc ou nos Balcões Sesc/ Senac.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.