O prazo para conclusão dos trabalhos de duplicação da BR 285 em Passo Fundo encerra em agosto e ainda falta executar cerca de 55% da obra. Para atender o cronograma de serviços, a empresa Construbrás dobrou o número de máquinas e aumentou em 30% o quadro de operários. Até o momento foram utilizados R$ 5,4 milhões do total de R$ 12 milhões previstos no contrato. Neste momento, estão sendo realizados trabalhos de drenagem, terraplanagem e pavimentação. Segundo o engenheiro da empresa Construbrás, Pablo Teonas May, os serviços foram intensificados para atender o cronograma. “Acreditamos que vamos conseguir entregar as obras em agosto. Se acontecer um novo atraso será por pouco tempo”, disse o engenheiro da empresa.
As pistas externas próximas ao Loteamento Coronel Massot até a Perimetral Leste já foram pavimentadas. A sinalização horizontal também foi pintada. Na quarta-feira (30), será liberado o trânsito neste trecho, em ambos os sentidos, para que as pistas internas possam receber as melhorias necessárias de pavimentação e drenagem. O trecho entre o trevo que dá acesso a ERS 135 e a entrada do bairro São José também está em ritmo acelerado. A empreiteira está removendo a pista e rebaixando o terreno para modificação do traçado da rótula na entrada do bairro. A Construbrás acredita que na segunda quinzena de junho essa intervenção esteja concluída.
O engenheiro do Dnit, Adalberto Jurach, responsável pela fiscalização e acompanhamento das obras, informou que neste momento não há previsão para alteração no cronograma. Segundo ele, a empresa intensificou os serviços, porque o Dnit enviou uma notificação solicitando mais agilidade nos trabalhos.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional