Sinalização de trânsito inadequada causa polêmica

Faixa de pedestre pintada em frente a uma garagem causou a indignação de várias pessoas na internet

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As obras de trânsito que estão em andamento na cidade contam com 184 mil fiscais de campo. Todos os moradores do município estão atentos aos trabalhos que estão sendo executados e denunciam qualquer irregularidade que identificam. As redes sociais se tornaram o meio mais comum para isso. Nas últimas semanas, sinalizações horizontais irregulares e até mesmo a colocação de uma nova camada de asfalto na Rua Coronel Chicuta, foram denunciados na rede. Entre as cenas intrigantes, a pintura de uma faixa de segurança em frente a uma garagem. A irregularidade foi identificada na Avenida Presidente Vargas, na Vila Rodrigues.

Asfalto na Cel. Chicuta
Na Rua Coronel Chicuta a sinalização horizontal indicava uma manobra proibida no trecho. Posteriormente ela foi pintada para corrigir o erro. Nesta semana uma nova camada de asfalto foi colocada sobre a via e sobre a pintura.

Normas do Contran
A engenheira civil da Secretaria Municipal de Segurança Gislaine Mello Alves explica que todos os projetos para colocação de sinalização, seja horizontal ou vertical, devem seguir as normas legais estabelecidas pelo Contran. “Colocar uma faixa de pedestre na frente de uma garagem não pode, até porque é objeto de infração. O veículo não pode ficar parado ou estacionado em cima de faixa de pedestre é uma inconsistência com os parâmetros legais”, explica.

Ela destaca que sempre que a Secretaria de Segurança é informada de alguma irregularidade na sinalização ela é readequada o mais rápido possível para evitar transtornos aos pedestres e motoristas. No caso das obras desenvolvidas por meio do financiamento do BID, todo projeto é fiscalizado pelo Banco e coordenado pela Secretaria de Planejamento. “O BID tem um engenheiro que é responsável pelas sinalizações”, reforça Gislaine lembrando que em alguns casos que houve polêmica eles solicitaram acompanhamento da Secretaria de Segurança para sugerir ou indicar o que deveria ser feito.

O que diz o município

Em nota oficial, a prefeitura esclareceu ontem sobre o andamento das obras de pavimentação na Rua Coronel Chicuta, no centro. Segundo a nota, estas obras fazem parte das melhorias referentes ao Anel Viário Central, lotes 1 e 2, com investimentos oriundos dos recursos do BID. Nesta semana começou a ser feita a pavimentação do trecho que fica entre as ruas Independência e Avenida Brasil, ponto ainda não pavimentado. Em função deste local ter camada asfáltica em boas condições, a equipe da Unidade Gestora de Projetos, responsável pela coordenação das obras, solicitou que fosse feita uma avaliação técnica no pavimento para atestar a real necessidade da remoção (fresagem) do pavimento para que fosse colocada nova camada asfáltica. Constatada a qualidade do asfalto, foi autorizada a realização do recapeamento, conforme previsto no projeto do anel viário. Portanto, diz a nota, o trecho em obras ainda não havia sido pavimentado dentro deste programa de obras.

Sinalização
Em relação à sinalização que também está em andamento, foi detectado um problema na avenida Presidente Vargas, sobre a pintura de uma faixa de segurança. O erro será corrigido pela equipe de pintura. Nesta quinta-feira, as empresas que estão executando as obras de pavimentação, sinalização e fiscalização das obras do BID estarão reunidas com a equipe da UGP, para que seja feita a conferência dos trabalhos e o esclarecimento de dúvidas para dar seguimento ao projeto.

Drenagem
A Secretaria de Obras, iniciou esta semana serviço de canalização na Rua Coronel Chicuta, entre a Avenida 7 de Setembro e a sanga da Lucas Araújo, na rua 1º de Maio. O secretário de Obras, Ermindo Simonetti, explicou que serão inseridos no local 423 tubos, o que vai melhorar as condições pluviais do local. A secretaria também vai repavimentar essa via assim que a canalização estiver concluída. Sobre a canalização que está acontecendo na rua Daltro Filho, Simonetti disse que ela encerra esta semana, liberando a via para repavimentação. Na Daltro Filho o serviço foi feito da rua Padre Ramos até a rua Mato Grosso, próximo à sanga, e depois foi até a rua Scarpellini Ghezzi.

A matéria foi atualizada na tarde desta quinta-feira. Primeiramente, havia sido publicado apenas um trecho da notícia. Agora publicamos ela na íntegra. 

Gostou? Compartilhe