Na noite de quinta-feira (31), o secretário de Finanças, César Bilibio, realizou uma audiência púbica para apresentação do Relatório da Gestão Fiscal do Município, relativo ao primeiro quadrimestre de 2012. O evento aconteceu na Câmara Municipal com a presença de servidores, representantes de entidades e secretários de governo. Segundo o relatório, a meta inicial de Receitas, prevista para os primeiros meses do ano era de 120,5 milhões. No entanto, a arrecadação foi de R$ 117,2 milhões, valor inferior a previsão, totalizando uma diferença de pouco mais de R$3,2 milhões.
Nesse período, a expectativa de despesas também não foi atingida, gerando um gasto superior em R$ 57,2 milhões. A previsão para o 1º quadrimestre era de R$ 76,2 milhões, sendo que a empenhada atingiu o montante de R$ 133,4 milhões. A justificativa destas diferenças, segundo o secretário, é que os contratos com prazo de duração continuada foram empenhados em janeiro, mas a liquidação e pagamento devem ocorrer ao longo do ano.Com isso, considera-se que a despesa efetivamente paga no período ficou em R$77.6 milhões, pouco mais que a previsão.
Já as despesas com pessoal no período de janeiro a abril de 2012 foram de R$ 130.688.626,90, representando 44,24% da Receita Corrente Líquida (R$ 295.403.705,39), ficando abaixo do limite de 54%, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Dívida Consolidada corresponde à R$ 3.058.481,90, equivalente a 1,04% da RCL, e se refere à dívida consolidada por contratos e parcelamentos. Em relação a meta inicial de receitas e as despesas pagas no primeiro quadrimestre do ano, houve um superávit financeiro de R$39.583.542,01.