A Corsan divulgou nesta manhã uma nota oficial adiando o início do racionamento de água para o dia 12 de junho. As chuvas registradas no final de semana, em torno de 60 milímetros, contribuíram para elevar o nível das barragens e para adiar as medidas de restrição ao consumo. Neste momento, o apoio da comunidade continua sendo fundamental. A companhia reitera o pedido para que a população utilize a água racionalmente, evitando lavagens de veículos, de calçadas e de telhados de casas, bem como nas atividades do dia-a-dia: ao escovar os dentes ou lavar louça, manter a torneira fechada, tomar banhos rápidos e acumular a roupa para lavagem.
O início do racionamento havia sido comunicado na última sexta-feira (1º) em função dos níveis críticos alcançados pelas barragens que abastecem a cidade. Além das chuvas, o que possibilita a transferência da data para às 0h de 12 de junho é a manutenção da captação do Poço da Pedreira, a operação dos poços perfurados e a iminência da entrada de operação da transposição do Rio Jacuí. Estas obras representam um investimento emergencial que ultrapassa R$ 2 milhões de recursos próprios.
Além disso, se, até o dia 12, ocorrerem chuvas consideráveis, a transposição do Rio Jacuí complementar a produção necessária e o consumo diário reduzir, o racionamento poderá ser novamente adiado ou até cancelado.