O Arte Sesc – Cultura por toda parte, por meio do projeto Cine Sesc, segue promovendo sessões gratuitas de cinema em Passo Fundo. A próxima exibição será nesta segunda-feira, 4 de junho, às 19h45, no Teatro do Sesc. O filme da vez é o documentário brasileiro Efeito Reciclagem. O filme produzido em 2009 busca mostrar a realidade das grandes cidades, em que várias famílias se sustentam com os materiais jogados no lixo.
São Paulo, a maior e mais rica metrópole brasileira, é o cenário da história de Claudinei, um entre os milhares de catadores de lixo e reciclagem. Diariamente, há quase cinco anos, ele está na região central da cidade, nas imediações da famosa rua Santa Efigênia. Ele já é bem conhecido pelos donos das lojas, que não só guardam para ele montes de papelão e plástico, mas também coisas de maior valor como partes de computador, que ele recupera e depois vende. Todo o esforço de Claudinei tem um único objetivo: manter a mulher e os inacreditáveis 27 filhos. Ele vive dignamente carregando em sua Kombi, há mais de cinco anos, todo tipo de material para vender para depósitos. “Faço isso com amor”, diz ele durante as filmagens.
Numa elogiada montagem de Cristina Amaral, Efeito Reciclagem, Melhor Filme do FICA – Festival Internacional de Filmes e Vídeo Ambiental em 2010, traça um interessante paralelo entre a reciclagem de materiais que iriam para o lixo e a do julgamento humano. Mais do que o filme sobre meio ambiente a reforçar um discurso autômato – e por vezes apolítico –, o documentário de Sean Walsh fala sobre comportamento humano. Efeito Reciclagem tem duração de 91 minutos, classificação etária de 14 anos e entrada gratuita a toda comunidade. Mais informações sobre as atividades promovidas pelo Sesc Passo Fundo podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311.9973.