Frio chega e traz com ele os problemas respiratórios

Atendimento de pessoas com crises nas emergências, principalmente crianças, aumentou nos últimos dias e deve crescer ainda mais se frio persistir

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O inverno começa somente no dia 20 de junho, mas o frio chegou antes e trouxe com ele os problemas respiratórios. As primeiras temperaturas baixas deixam o organismo mais fragilizado e, por este motivo, mais suscetível a sofrer com os problemas do aparelho respiratório. Os mais atingidos são as crianças, embora a população em geral sofra com os primeiros dias mais frios. Somente na emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do início do ano até agora já foram quase quatro mil atendimentos por doenças respiratórias.

Nos últimos dias, porém, a procura intensificou, especialmente entre as crianças. Conforme a médica pediatra do HSVP, Fabrici De Bortoli, as principais doenças respiratórias atendidas na emergência pediátrica do hospital são as crises de asma, as pneumonias e as bronquiolites, estas mais comuns em bebês. De acordo com ela, todas as doenças podem ser graves. “A bronquiolite, por exemplo, só melhora com oxigênio”, comenta. Na manhã do dia 5 de junho, terça-feira, todos os atendimentos na emergência pediátrica foram de crises asmáticas.

Porém, é preciso ficar atendo, pois nem todas essas manifestações precisam ser atendidas nas emergências, que acabam ficando lotadas. É importante saber reconhecer em quais casos é deve-se procurar uma emergência ou atendimento médico. “Foi aberto no Hospital Municipal um pronto atendimento para cuidar de casos pediátricos da época. Portanto, quando os pais verificarem os sintomas de crise de asma, pneumonia e bronquiolite o atendimento que deve ser procurado primeiramente é esse.

Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional

Gostou? Compartilhe