Antes mesmo do inverno chegar, as temperaturas despencaram e Passo Fundo registrou a mais baixa temperatura do ano, 1,5°C. Segundo o observador meteorológico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a temperatura foi registrada entre as 4h e 7 horas da manhã desta quarta-feira. Durante o dia, a máxima chegou a 12°C, mas o vento potencializou o frio e a sensação térmica chegou a 8°C às 15 horas.
Além do frio, a cidade amanheceu pelo segundo dia sucessivo coberta de geada. Sampaio explicou que estas condições meteorológicas devem se manter até sábado, com formação de geada e cerração até o próximo sábado (9). “Teremos cinco dias consecutivos de geada”, ressaltou. A explicação para tanto frio, é que a grande massa de ar polar que entrou no estado na segunda-feira, ganhou mais força na terça-feira.
Previsão
O frio deve continuar neste feriado de Corpus Christi. Segundo a previsão do Inmet, as temperaturas na região devem variar de -1°C a 11°. Na quinta-feira (7), as temperaturas previstas são negativas e o dia terá momentos de sol e nuvens. A mínima será de -1° e a máxima de 11°C. Na sexta-feira (8), o clima permanece e somente a temperatura máxima sobe para 14°C.
A partir do final de semana, o clima começa a mudar, as máximas aumentam e há uma pequena chance de chuva para a próxima segunda-feira (11). No sábado, com a presença de céu claro e períodos de nebulosidade, a mínima deve ficar em 2°C e a máxima em 14°C. No domingo, a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas entram em elevação, mas com o aumento na nebulosidade. O dia será parcialmente nublado a nublado. A mínima prevista é de 7°C e a máxima, de 22°C. Na segunda-feira, a nebulosidade aumenta e pode ocorrer pancadas de chuva e períodos de melhoria. As temperaturas variam entre 12°C e 22°C.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional