A massa de ar polar que atua sobre a região desde a última segunda-feira (04) começa a perder força neste final de semana. Na última semana ela fez as temperaturas despencarem em Passo Fundo e chegarem a -2,3ºC na madrugada de sexta-feira. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio, a partir deste final de semana a temperatura deve entrar em elevação gradativa e as máximas podem chegar a 24ºC durante a semana. As mínimas ficarão próximas dos 12ºC.
Na última semana foram registradas três geadas de forte intensidade na quarta, quinta e sexta-feira. “Essa massa de ar de origem polar entrou na tarde de segunda-feira e começou a atuar na terça-feira quando tivemos a temperatura mínima de 3ºC e a máxima de 13ºC com geada fraca. Na quarta ganhou intensidade e tivemos mínima de 1,5ºC e máxima 12,5ºC. Na quinta tivemos -2,2ºC e a máxima não passou de 9,5ºC com formação de geada forte”, recupera.
Na madrugada desta sexta-feira a mínima registrada foi de -2,3ºC e durante o dia a máxima não passou dos 11ºC. Neste sábado, a manhã continua fria, mas não deve ocorrer temperatura negativa devido a perda de intensidade da massa de ar polar. “No sábado ainda tem previsão de geada com mínima de 2ºC e a máxima chega aos 14ºC, com aumento da nebulosidade”, acrescenta Sampaio.
Conforme o observador meteorológico, as temperaturas negativas são comuns nessa época que antecede o inverno. “Estamos em já no período de transição do outono para o inverno, então é comum nesse período ocorrerem temperaturas negativas. Em 2008, no dia 16 de junho, a mínima foi de -1,8ºC, em 2011 a temperatura negativa foi no dia 28 de junho, de -1,8ºC”, lembra destacando que o outono está encerrando com frio intenso. Neste ano já foram registradas nove geadas, sendo que as três mais fortes ocorreram nessa semana.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional