O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, atendendo as regras estabelecidas pelo Governo do Estado, está inscrevendo os agricultores familiares de sua área de atuação, sendo os municípios de Passo Fundo, Mato Castelhano e Coxilha, que se enquadram no programa Cartão Emergência Rural. Poderão se inscrever os agricultores familiares que tiverem Declaração de Aptidão – DAP de até R$18.000,00, emitida até o dia 27 de março de 2012. Para se inscrever o agricultor familiar deverá se dirigir até o sindicato munido da DAP, Carteira de identidade e cartão do CPF. O prazo para se inscrever é até o dia 22 de junho de 2012. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo Alberi Ceolin, disse que essa é uma ajuda que vem em boa hora onde o agricultor beneficiado poderá usar o recurso para comprar alimentos de primeira necessidade, sementes e insumos agrícolas e alimentação animal.
Segundo resolução nº 02 de 30 de maio de 2012 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o número de cartões disponibilizados para os municípios de área de atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo são os seguintes: para Coxilha 53 cartões; para Mato Castelhano 82 cartões e para Passo Fundo 184 cartões. Ainda determina a resolução que caso o número de inscritos ultrapasse o número de cartões disponibilizado para o município a seleção será realizada pelo Conselho Municipal de Agricultura obedecendo aos critérios estabelecidos na resolução. No caso dos assentados beneficiários da reforma agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST é o responsável para enviar a relação dos beneficiários para a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
Pleitos
A estiagem no Rio Grande do Sul tem sido pauta de várias reivindicações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ligados a Fetag. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo tem acompanhado toda a discussão e encaminhamentos. Entre as medidas anunciadas pelo governo do Estado aos municípios com decreto de emergência vários pleitos do MSTTR foram atendidos, como a anistia do programa troca-troca de milho safra, safrinha e emergencial, auxilio para disponibilização de milho emergencial, anistia de 2.348 operações de investimento do Banrisul do programa Mais Alimento, além de ações na área de abastecimento de água humano e animal.