A Bsbios, indústria de biodiesel, estará presente na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, de 13 a 22 de junho no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. No evento, a companhia marcará presença no estande da Prefeitura de Curitiba/PR, devido ao fornecimento de biodiesel ao projeto Linha Verde, e participará de debates. O diretor presidente da Bsbios Erasmo Carlos Battistella é um dos convidados especiais do governo brasileiro nos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma bateria de dez painéis de debates, com temas estratégicos para a agenda global do desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem o objetivo de promover ainda mais o engajamento de diversos atores da sociedade civil.
O empresário, que também é presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), foi convocado a dar suas contribuições e aportar experiências acumuladas nas discussões a respeito do tema “Energia Sustentável para todos”, no dia 18 de junho, às 11h, no Riocentro. A ideia é que os resultados dos debates sejam mais um instrumento para apresentar visões e recomendações aos chefes de Estado e demais representantes de governos reunidos na conferência nos últimos dois dias do evento.
Battistella destaca que neste momento que o mundo volta sua atenção para a chamada economia verde é necessário pensar na energia que irá mover a engrenagem produtiva do país e do mundo. “Acredito que o motor da economia verde deve-se basear na produção de energias renováveis, que não agridem o meio ambiente e que tem como foco a sustentabilidade,” falou Battistella.
O empresário frisa que é importante mostrar as ações voltadas para a preservação do meio ambiente e de inclusão social que tem sido feitas com a utilização de biodiesel no Brasil e de como podemos evoluir com o aumento da porcentagem de mistura atual, que é de 5%. “O país evolui muito com a implantação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) em 2005, o uso de energias renováveis possibilitou incluir até o momento mais de 103 mil agricultores familiares, número este que pode crescer ainda mais. Também possibilitou a redução de emissão de poluentes no ar, um exemplo disso pode ser observado em Curitiba, onde coletivos rodam utilizando o B100 (100% de biodiesel), ação que poderia se estender a demais capitais,” pontou ele.
A indústria ainda será parceira da Prefeitura de Curitiba no estande da feira de exposições montada no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro. No local, uma área de quase 100 metros quadrados, a municipalidade da capital paranaense estará lançando o Hibribus, um ônibus movido a biodiesel e eletricidade, construído pela Marcopolo e com motor desenvolvido com tecnologia da Volvo. Desde 2009 a Bsbios é a fornecedora oficial de biodiesel para o Programa de Controle de Emissões da Prefeitura de Curitiba.