A assembleia regional ampliada dos 21 municípios que compõem o Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento) Produção escolheu na tarde de segunda-feira (11) as 20 prioridades que estarão na cédula de votação da Consulta Popular que acontece no dia 4 de julho. O encontro reuniu delegados, membros e presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) que fazem parte da região da Produção.
Cerca de cem representantes dos municípios da região ajudaram a escolher as prioridades que estarão na cédula. As propostas definidas abrangem oito áreas diferentes: Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, Turismo, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos.
Conforme o Coordenador Regional de Participação Popular, Rodrigo Roman, neste ano foram escolhidos dois projetos inovadores, nunca presentes na cédula de votação. O primeiro direciona recursos para criar empreendimentos de economia solidária. Já o segundo, pretende capacitar agentes públicos que trabalham no atendimento a mulheres vítimas de violência. Mas, o tema da estiagem também esteve presente nos debates e os delegados também priorizaram a criação de projetos de abastecimento de água e perfuração de poços.
Leia a reportagem completa nas edições impressa e digital do Jornal O Nacional