Bsbios é a fornecedora oficial de biodiesel para ônibus hibrido de Curitiba

Lançamento oficial do ônibus que polui menos ocorreu durante a Rio+20

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Um ar mais limpo, com menos poluentes e menor emissão sonora foi o que impulsionou a adoção de tecnologias inovadoras para o transporte urbano.   A Bsbios, indústria de biodiesel, esteve em parceria com a prefeitura de Curitiba (PR), Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), Marcopolo e Volvo lançando ontem na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro, o Hibribus, um ônibus movido a biodiesel e energia elétrica.
No estande da Prefeitura de Curitiba, de 256 m², o diretor presidente da Bsbios, Erasmo Carlos Battistella, defendeu que o exemplo da capital do Paraná chegue a todas as cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol daqui a dois anos, e também no Rio, com as Olimpíadas de 2016. “Só não precisa esperar até lá para adotar o biodiesel”, brincou Battistella, referindo-se ao caso carioca.

O empresário enalteceu a iniciativa da municipalidade de Curitiba em mais uma vez ser pioneira na inovação nos transportes públicos coletivos – desde 2009 a cidade mantém a Linha Verde com fornecimento exclusivo de biodiesel pela BSBIOS –, e afirmou que “o biodiesel é um dos principais vetores para a introdução da economia verde no conceito de crescimento econômico, assim como o enfoque de desenvolvimento sustentável foi adotado na Rio 92, há 20 anos atrás”.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, destacou a necessidade de incentivos do governo federal para uso do biodiesel nas capitais. Lembrando que é médico, Ducci disse saber bem dos benefícios de menos emissão de gases poluentes para a saúde. “Palavra de médico,” arrematou. Presente ao lançamento do Hibribus, o deputado federal Jerônimo Goërgen (PP-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, voltou a sublinhar a importância de o governo enviar logo para o Congresso Nacional a proposta do novo marco regulatório para o setor, que assegurará a continuidade dos investimentos em toda a cadeia produtiva.

Produzido pela Volvo com carroceria da Marcopolo, o Hibribus entra em circulação no segundo semestre do ano no circuito de transporte coletivo, em toda a cidade, nas linhas de bairro a bairro e circular. Seu desenvolvimento consumiu investimentos de US$ 20 milhões. O poder público municipal de Curitiba investirá R$ 26 milhões na compra de 60 veículos do modelo.

Desde 2009 a cidade mantém a Linha Verde, um trajeto de transporte coletivo urbano com 32 ônibus articulados movidos 100% a biodiesel. O ramal está sendo ampliado para que até o final do ano sejam mais de 80 veículos operando desta maneira. Hoje, a Linha Verde transporta 22 mil passageiros por dia, com economia de 20 minutos no tempo de viagem e redução de emissões de 80% de gases poluentes.

Em São Paulo, uma linha de ônibus, a Frota Verde, já circula com 20% de biodiesel misturado no diesel. A prefeitura da cidade já sancionou lei estendendo a medida a todos os ônibus da capital em 2018. Porto Alegre e Passo Fundo (RS) já começaram os estudos para adaptar sua frota municipal.

Debates

O diretor presidente da Bsbios também é um dos convidados especiais do governo brasileiro nos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma bateria de painéis de debates. Marcada para acontecer entre os dias 16 e 19, a iniciativa tem o objetivo de promover ainda mais o engajamento de diversos atores da sociedade civil. Ele foi convocado a dar suas contribuições e aportar experiências acumuladas no debate sobre “energia sustentável para todos”, que acontece no dia 18 de junho, segunda-feira, às 11 horas, no RioCentro. A ideia é que os resultados dos debates sejam mais um instrumento para apresentar visões e recomendações aos chefes de Estado e demais representantes de governos reunidos na conferência nos últimos dois dias do evento.

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