Escola Santo Agostinho vence ?EURoeOratória nas Escolas?EUR?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A aluna Joelisa Mühl do Carmo, da escola  Santo Agostinho, foi a vencedora do Concurso de Oratório, promovido pela JCI em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. A aluna vai representar Passo Fundo na etapa regional. Os resultados foram apresentados na sexta-feira pela manhã no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. O 2º lugar foi para o aluno Vinicius Marques de Andrade, da escola Daniel Dipp e o 3º lugar para a aluna Michelle Cardoso Calonego da escola Santo Antônio. Dentre os prêmios para os vencedores estão um notebook, uma máquina digital, impressora, celular com câmera, curso de oratória, curso de inglês, troféu, medalha e camiseta do projeto, entre outros. Certamente o melhor dos prêmios é o aprendizado e o desenvolvimento destes jovens.

O projeto atingiu 16 escolas municipais, aproximadamente 1.300 alunos entre 14 e 18 anos, das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. O projeto consiste no estímulo a prática de falar em público, desenvolver habilidades como a comunicação, a extroversão e o poder de persuasão. O tema deste ano “ODM e JCI, um mundo melhor é possível” trouxe à tona a preocupação mundial, tais como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação com objetivo de formar jovens com consciência crítica em relação ao mundo onde vivemos.

A primeira etapa do projeto foi realizada nas escolas, que por meio de concurso, selecionou um aluno para representá-la na final municipal. O campeão irá representar a JCI Passo Fundo no encontro regional que acontece na cidade de Tapejara em julho deste ano. “Todos são vencedores, pois quem vencer representará Passo Fundo, representará as escolas municipais, por isso todos estão de parabéns”, disse a secretaria de educação, professora Vera Viera em seu discurso de abertura. Ela também salientou que as experiências obtidas através deste projeto mostram que o mesmo vai além da oratória, mexendo com autoestima, autoconfiança dos jovens. Preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho e os desafios do mundo moderno.

O vice-prefeito, Rene Cecconello que compôs a mesa das autoridades, representando o executivo, também parabenizou todos os envolvidos no projeto. “A juventude ajuda a construir a nossa comunidade, nosso Estado e o nosso país. Os adolescentes não são somente o futuro da nação, mas o presente. Para nós é um grande orgulho”, afirma. Emocionado o presidente da JCI Passo Fundo, Romoaldo Silva, agradeceu todas as parcerias travadas, mas principalmente os professores da rede municipal pelo apoio e pela realização deste sonho. “Professor, está em suas mãos o futuro do planeta” finaliza.

Gostou? Compartilhe