Bandeirinhas e balões coloridos, pipoca, cachorro-quente, doce de batata doce. Este foi o cenário montado ontem (14) no Hemopasso, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Logo na entrada, o lanche especial estava preparado para quem dispensou parte do seu tempo para fazer a doação. A ideia, segundo Alexandra Mazzoca, coordenadora de captação de doadores é fazer um agradecimento a quem sempre se dispõe a participar das campanhas.
Uma dessas pessoas é a cozinheira Eliane Vieira Souza, que desde os 19 anos doa sangue regularmente como voluntária. “Sempre que posso eu venho doar”, conta ela, que não esperava pelo lanche especial preparado pela equipe. “Foi surpresa, não sabia que teria festa junina”, completa. “Temos que ser voluntários. É um bem que fazemos para outras pessoas. Hoje é um que precisa, amanhã é outro e depois poderemos ser nós que estaremos precisando. Sempre existe alguém que precisa do sangue que foi doado”, avalia.
A expectativa da equipe do hemocentro era chegar a 100 doações no dia de ontem com a festa especial. Para prepará-la, Alexandra e outros voluntários chegaram no Hemopasso às 6h30 para conseguir deixar tudo arrumado antes da chegada do primeiro doador. “Fizemos campanha, chamamos os doadores de outros municípios, mas sabemos da dificuldade de deslocamento e também da época do ano, que é de diminuição do número de doadores”, salienta a coordenadora.
Esta não é a primeira vez que o Hemopasso aproveita uma data comemorativa para agradecer aos doadores. Na realidade, pelo menos duas vezes por ano são feitas atividades semelhantes. Uma acontece sempre no dia 14 de junho, que é o Dia Mundial do Doador de Sangue, e a outra no dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. “Muitas pessoas desconhecem a data mundial, só conhecem a nacional, mas todos os anos fazemos algo diferente. Sabemos que é um dia de trabalho, uma quinta-feira, e que então é um pouco difícil das pessoas conseguirem vir. Entretanto, estamos sempre em campanha e estamos conseguindo manter o estoque”, destaca Alexandra.
Outras comemorações
Em anos anteriores, outros temas foram utilizados para a comemoração. Há dois anos, por exemplo, quando ocorreu a Copa do Mundo de futebol, o tema escolhido foi a Seleção Brasileira. Todas essas atividades partem da iniciativa da própria equipe do hemocentro, que se encarrega de confeccionar a decoração e preparar o lanche diferenciado.