O plantio de trigo em Passo Fundo iniciou nos últimos dias com a melhora das condições climáticas e devido a este ser o melhor período para semear o grão. Na região de abrangência da Emater Regional de Passo Fundo, que compreende 71 municípios, a expectativa é de que a área total coberta pelo grão seja de aproximadamente 200 mil hectares. A área deve ficar entre 5% e 10% a mais em relação a 2011. A ampliação só não foi maior devido ao aumento do preço dos fertilizantes nos últimos 30 dias.
A melhor época para o plantio do trigo é em meados do mês de junho, embora o zoneamento agrícola recomende a semeadura até o dia 10 de julho. Em função da chuva no início do mês, seguidas de temperaturas baixas e geadas, os produtores deixaram para iniciar o plantio neste momento. De acordo com o agrônomo da Emater Regional Cláudio Dóro a partir de agora o plantio é acelerado e possivelmente até o final do mês deve ser concluído. “Estamos vivenciando um período ótimo e a tendência é de os trabalhos se acelerarem cada vez mais. Na região temos cerca de 15% plantados. As regiões próximas a Palmeira das Missões, Sarandi e Chapada são as mais adiantadas. Já mais próximo de Mato Castelhano e Lagoa Vermelha é um pouco mais tardio”, explica lembrando que em Passo Fundo o plantio está no início.
A área cultivada deve ter um aumento entre 5% e 10%. O valor ainda não está fechado, mas os relatórios da Emater Regional já demonstram o pequeno aumento. “Só não aumentou mais porque o preço dos insumos, principalmente fertilizantes, cresceu muito nos últimos 30 dias. Muita gente que estava indecisa sobre se aumentava ou não a área acabou desistindo”, esclarece o agrônomo.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional