Após uma semana úmida, áreas de instabilidade chegam nesse sábado (16), fator que pode ter reflexo na quantidade de chuva prevista para esse final de semana, é o que diz o observador meteorológico da Embrapa/Inmet, Ivegdonei Sampaio. Nessa sexta-feira (15) foi registrada a temperatura mais alta do mês de junho, com os termômetros marcando 27ºC. Caso a previsão meteorológica se concretize, a média do mês de junho – 133,6 mm – poderá ser alcançada e até ultrapassada nesse final de semana, chegando ao nível médio depois de sete meses de chuvas abaixo da média, que gerou o déficit hídrico de 405 mm. Até agora em junho choveram 91 mm.
Um fator que tem atrapalhado a vida dos cidadãos é a umidade relativa do ar, que pode ser vista principalmente pela manhã nas calçadas e paredes das residências, que amanhecem bastante molhadas. Sampaio explica que esse fenômeno é resultado de uma inversão térmica, e na madrugada a umidade chega até 100%.
Previsão para final de semana
O clima nesse sábado mostra um cenário favorável para pancadas de chuva de intensidade por vezes forte a moderado, com rajadas de vento também de intensidade forte a moderado. A temperatura mínima prevista é de 15º, enquanto que a máxima prevê 20ºC. No domingo, o tempo fica instável com possibilidade de chuva, além da possibilidade de descargas elétricas. A mínima marca 14ºC e a máxima 18ºC.