Os bebês de colo se assustam com o simples alvoroço, já as crianças maiores caminham determinadas rumo às enfermeiras ao perceberem que não vai haver injeção, mas não importa a idade todas saem fazendo a mesma careta de quem não gostou. No primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, mais de 10 mil crianças menores de cinco anos experimentaram a famosa gotinha em 69 locais espalhados por Passo Fundo.
Entre as 8h e às 17h de sábado, postos de saúde, cais dos bairros e unidades volantes em supermercados, praças, shoppings e no comércio em geral receberam famílias para a aplicação da vacina. Segundo a enfermeira Mara Dill, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, como sempre o público se concentrou em maior quantidade no Centro de Saúde da rua Fagundes do Reis, no centro da cidade. “Também tivemos grande movimento no ambulatório do bairro São José e no Cais da Hípica”, completa Mara.
Para ela, o resultado do primeiro dia de campanha foi positivo. “É claro que a gente sempre gostaria de alcançar o máximo possível, mas acredito que o número foi satisfatório. No sábado vacinamos 10.042 das 12.505 crianças que estipulava a meta, o que registra 80% da estimativa esperada”, afirma a coordenadora. Agora a campanha segue até o dia 6 de julho, quando 95% das crianças devem ter sido vacinadas. “Pedimos para que os pais colaborem e levem os filhos para serem vacinados dentro deste período”, solicita Mara Dill.
A vacina protege crianças menores de cinco anos da poliomielite, doença infecto-contagiosa transmitida pelo poliovírus, que não tem cura e se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, atacando o sistema nervoso, paralisando músculos das pernas e nos casos mais graves podendo chegar a levar a óbito. Neste ano o Ministério da Saúde chega à 33ª edição das Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e comemora o 23º anos sem a doença no país, que se encontra livre do poliovírus desde 1990. Em Passo Fundo a campanha segue até o próximo dia 6 em todas as unidades de saúde do município.