Chuva supera média após sete meses

Acumulado no mês de junho é de 157 mm, superando em 12% a média histórica que é de 133,6 mm para o período

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pela primeira vez nos últimos sete meses o volume de chuvas superou a média histórica em Passo Fundo. Devido a estiagem que assola a região, o volume de precipitações registrados estavam abaixo do esperado mês após mês. Com a chuva que iniciou na tarde de domingo e se estendeu até a madrugada de segunda-feira, o volume chegou a 66 milímetros. Somados no mês já são 157 mm de precipitação. O volume é 12% superior à média histórica que é de 133,6 mm. A chuva também foi a mais significativa dos últimos três meses no município de acordo com os dados apresentados pelo observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.

A área de instabilidade deveria ter chegado à região ainda na noite de sexta-feira, no entanto ela só começou a atuar no domingo quando iniciou a chuva. A chuva mais significativa registrada anteriormente havia sido no dia 1º março quando choveu 74,8 mm. “A chuva deste final de semana foi uniforme aqui na nossa região. Conforme os dados das estações automáticas da região, em Erechim choveu 74 mm, em Soledade 27 mm, e em Lagoa Vermelha 85 mm. Após sete meses esta é a primeira vez que ultrapassou a média histórica”, destaca.  Conforme Sampaio a terça-feira deve ser de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva fraca. A mínima deve ficar em 12ºC e a máxima pode chegar aos 18ºC.

Início do inverno
O inverno inicia oficialmente às 20h09 desta quarta-feira. O dia deve começar com formação de garoa ou nevoeiro. À tarde, o sol deve predominar devido a entrada de uma massa de ar frio e seco que fará as temperaturas entrarem em declínio a partir da noite. Durante o dia, a mínima será de 12ºC e a máxima de 18ºC.

Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional

Gostou? Compartilhe