JBS inicia operação em Passo Fundo com 85% da capacidade

Mais de 1,6 mil funcionários retornaram ao trabalho nesta segunda-feira após quase três meses em férias coletivas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Grupo JBS iniciou oficialmente as operações em Passo Fundo, na unidade arrendada da Doux Frangosul, na madrugada desta segunda-feira (18). Os mais de 1,6 mil funcionários estavam em férias coletivas há quase três meses após o pior momento da crise que envolveu a multinacional francesa antes de ser arrendada pelo Grupo JBS. Inicialmente, a operação deverá ser de 85% da capacidade total. O volume máximo da produção deve ser alcançado até o final do ano nas unidades de Passo Fundo e Montenegro.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Passo Fundo, Miguel Santos, acompanhou a retomada das atividades e segundo ele a volta ocorreu normalmente. O primeiro turno começou a trabalhar às 5h, e o segundo a partir das 13h30. Segundo ele, os benefícios que os funcionários tinham acordado com a Doux Frangosul serão mantidos pelo Grupo JBS. “Tínhamos cláusula de participação nos lucros, auxílio escola e foi tudo pago normalmente durante o período em que os funcionários permaneceram em férias coletivas. Na retomada, com a JBS, todos esses benefícios continuam valendo. Também já estamos na data base e entregamos a pauta de reivindicação ao sindicato patronal e logo estaremos conversando com a direção da empresa para decidir a questão salarial”, antecipa Santos.

Sobre a retomada dos abates, Santos observa que a unidade irá reiniciar a operação com 85% da capacidade instalada para a planta. Antes da crise da Doux Frangosul, a capacidade de abate variava entre 400 mil e 500 mil aves por dia nos dois turnos.  “A fábrica voltará operando com 85% dessa capacidade. No decorrer do tempo, segundo a empresa, eles vão retomar os 100%”, pontua o presidente do sindicato.

Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional

Gostou? Compartilhe