A ideia é simples e deve render bons frutos. A partir de 25 de junho, os ônibus da concessionária de transporte público Codepas que fazem a linha Italac-UPF estarão equipados com prateleiras repletas de informação e conhecimento. Livros, jornais e revistas estarão disponíveis durante o trajeto a todos os passageiros que circulam na linha. O Leitura no Caminho é um projeto piloto inédito no Rio Grande do Sul.
Ele foi desenvolvido pelo Instituto Roberto Pirovano Zanatta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Codepas e da Secretaria Municipal de Educação. O projeto segue o modelo de outros adotados ao redor do mundo e tem como objetivo o incentivo a leitura. Ao entrar no ônibus o passageiro escolhe o que irá ler. Durante o trajeto ele pode desfrutar da companhia de contos, histórias em quadrinhos ou das notícias do dia. Ao sair, basta colocar o material na prateleira instalada na porta de saída.
A coordenadora do instituto, Raquel Pirovano, observa que o projeto vai muito além do incentivo a leitura. “É um exercício de cidadania, já que os passageiros precisam criar a consciência de que o material disponibilizado é para todos e por isso, precisa ser devolvido ao sair”, observa.
Para o diretor da Codepas, Alexandre Rodrigues é uma forma de democratização do acesso a leitura. “Para muitos, a leitura de um jornal, de uma revista e principalmente de um livro pode ser feita apenas em lugares como bibliotecas e livrarias, onde dificilmente eles conseguem estar. O material de leitura estando disponível dentro do ônibus, de forma gratuita, irá garantir esse acesso antes restrito”, destaca.
A secretária municipal de Educação, Vera Vieira afirma que o projeto vem de encontro com as propostas do município para educação e cultura. “Como o município possui políticas publicas na área da leitura, o Leitura no Caminho vem somar no estímulo a leitura que é parte do dia-a-dia da Capital Nacional da Literatura”, destaca.
Sobre o Instituto
O Instituto Roberto Pirovano Zanatta surgiu em 2010 com o objetivo de apoiar projetos sociais e culturais de incentivo à leitura. Coordenado por Raquel Pirovano e Cláudio Zanatta, busca manter vivo o trabalho desenvolvido pelo jovem escritor Roberto, que morreu em 2008, deixando uma série de obras de literatura infantil. “Buscamos através do instituto, proporcionar conhecimento para as pessoas estimulando a realização dos sonhos. Através do conhecimento o indivíduo tem a força para ir atrás da sua própria realização”, observa Raquel.
Projeto incentiva leitura em ônibus em Passo Fundo
· 1 min de leitura