O governador Tarso Genro entregou à Susepe na segunda-feira (18) 12 viaturas para transporte de presos. A 4ª Região Penitenciária, com sede em Passo Fundo, foi contemplada com uma nova viatura com capacidade para o transporte de seis apenados e de seis agentes. Os veículos são utilizados em deslocamentos dos apenados para audiências, atendimento médico, transferências, entre outras ocasiões. As dez regiões penitenciárias do Estado foram contempladas com uma viatura cada.
Conforme o superintendente regional da Susepe, José Marlei Frighetto, a nova viatura será disponibilizada para o Presídio de Frederico Westphalen, onde havia uma ação cível do Judiciário e do Ministério Público há cerca de três anos solicitando a viatura. Atualmente, o presídio daquele município utiliza um microônibus originário do Presídio Regional de Passo Fundo para o transporte dos apenados. “O microônibus retorna para o Presídio Regional. É uma viatura maior, para uma casa prisional com o porte do Presídio Regional de Passo Fundo”, disse.
Há cerca de cinco meses, o Presídio Regional de Passo Fundo recebeu uma viatura idêntica. Além da capacidade para o transporte de presos e agentes, o veículo conta com sistema de videomonitoramento no xadrez, o que permite aos agentes acompanhar o que acontece na cela do veículo durante o deslocamento. Ainda de acordo com Frighetto, estas novas viaturas tornam o trabalho dos agentes penitenciários mais eficiente e também mais seguro. “Traz uma facilidade maior para a execução dos trabalhos. Melhores condições para todo e qualquer deslocamento, o benefício é muito grande”, afirmou.
No total, a 4ª Região Penitenciária, que abrange dez penitenciárias, possui 18 viaturas, entre viaturas xadrez, microônibus e carros administrativos. No Presídio Regional de Passo Fundo são quatro viaturas xadrez e duas administrativas para a utilização dos servidores.